Dorothea orem

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (388 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 11 de enero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Dorothea Orem desenvolveu a sua teoria desde de muito cedo, pois desde sempre se preocupou com o cuidado e com a formação que as enfermeiras deviam ter (Taylor, 2004).
A Teoria de Enfermagem doAuto-cuidado, desenvolvida por Dorothea Elizabeth Orem, visa possibilitar aos indivíduos, família e comunidade tomarem iniciativas e assumirem responsabilidades bem como se empenharem efectivamente nodesenvolvimento de seu próprio caminho em direcção à melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar. Assim sendo, está muito além daquilo que a pessoa pode fazer por si própria. Envolve o controlo, aliberdade e responsabilidade da pessoa na melhoria de sua qualidade de vida.
O uso adequado da Teoria do Défice do Auto-Cuidado só pode ser feito se forem interligadas três teorias (Moore et al.,2007):
─ Teoria do Auto-Cuidado: os humanos têm a habilidade de tomar acções que ordenam a sua vida, saúde e bem-estar. Essa habilidade é determinada pelas agências do auto-cuidado.
─ Teoria do Déficedo Auto-Cuidado: os indivíduos devem ter acções de uma maneira e tempo adequados, no seu dia-a-dia, de forma a manter a sua vida, a sua saúde e o seu bem-estar. Existe défice de auto-cuidado quando ahabilidade de um indivíduo não é nem parcial, nem totalmente adequada às suas necessidades para as acções de auto-cuidado.

Esquema síntese da Teoria do Défice de Auto-Cuidado
Fonte: Cunha,A.I.G., Cardoso, L.A.O. & Oliveira, V.C.T. (2005). Auto-cuidado: teoria de enfermagem de Dorothea Orem. Sinais Vitais, (61), 38

─ Sistemas de Enfermagem: propõe que a educação e a experiência emenfermagem identifiquem e implementem um plano de cuidados para aqueles que as exigências do auto-cuidado excedem a capacidade do indivíduo realizar determinadas acções.

Sistemas de enfermagemFonte: Cunha, A.I.G., Cardoso, L.A.O. & Oliveira, V.C.T. (2005). Auto-cuidado: teoria de enfermagem de Dorothea Orem. Sinais Vitais, (61), 38

A sua teoria vem ao encontro da ideia de que a...
tracking img