Economia Da Pobreza

Páginas: 9 (2057 palabras) Publicado: 7 de abril de 2012
Projeto Fome Zero

Introdução:

Neste trabalho eu vou fazer um analise do Projeto Fome Zero, tentando explicar como ele funciona para quem vá dirigido e quais têm sido as suas repercussões. Mediante um sistema de perguntas vou a ir fazendo um analise do geral ao particular, procurando explicar de maneira simples o conceito do projeto e as suas linhas secundarias, baseadas todos em termos depobreza e fome.
Para concluir eu vou fazer uma critica do projeto com textos de referencia, apoiado em termos de resultados e custos de oportunidade.

Questões
Qual é o objetivo do plano?
Oferecer uma alimentação de qualidade para todas aquelas pessoas que fiquem por abaixo da linha de pobreza no Brasil.
Quais são os valores/ princípios do plano?
Que todas as pessoas devem ter acesso diárioe de forma digna a alimentos em quantidade e qualidade suficientes para atender as necessidades nutricionais básicas e a manutenção da saúde.
Qual é o conceito de pobreza defendido por o plano?
Pobreza como desigualdade de renda, já que em todas as sociedades modernas resulta da renda ser o resultado mais facilmente mensurável e um dos principais determinantes dos demais. Não é à toa que a metanúmero um do primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio trata precisamente da distribuição de renda: reduz pela metade, entre 1990 e 2015, a proporção da população com renda per capita diária inferior a um dólar em paridade do poder de compra (PPC).

Em que ano foi instaurado o plano?
No ano 2001.
Quem foi o encargado da elaboração do projeto?
O instituto de cidadania, com aparticipação de ONGs, institutos de investigação, sindicatos, organizações populares, movimentos sociais e especialistas relacionados com a seguridade alimentaria no Brasil.
Quais são os planos de atuação das politicas?
Por uma parte as políticas estruturais, orientadas a atingir um objetivo ao longo prazo, centram-se na redistribuição da renda, crescimento da produção criação de emprego e a reforma agraria.Por outra parte encontram-se as políticas compensatórias, as quais tem sentido no caso as políticas estruturais sigam gerando desemprego, concentração da renda e por tanto ampliando a pobreza.
Limitar as primeiras não soluciona o problema de raiz, e por tanto significam a perda de recursos, enganar a sociedade e perpetuar o problema. Mas também não se podem suprimir, já que a solidariedade efundamental para aquelas pessoas condenadas à exclusão social e a insuficiência alimentaria. As políticas às vezes requerem de anos o décadas para que a sua implementação tenha o efeito para o qual se criaram.
Principais politicas estruturais:
* Politicas de geração de emprego y aumento da renda, mediante a recuperação do ensino público de qualidade, e mediante as concessões.
*Intensificação da reforma agraria, atuando como instrumento estratégico de combate à concentração da propriedade e renda existentes no Brasil.
* Previsão social universal, que reconheça aos trabalhadores por a sua conta, urbanos e rurais em as suas diferentes formas de emprego.
* Bolsa Escola e Renda Mínima, como um fornecimento àquelas famílias com crianças em idade de estudo.
* Incentivo àagricultura familiar, procurando o aumento de alimentos e a proteção ao agricultor de baixa renda.
Principais politicas específicas ou de incentivo:
* Programa Cupom de Alimentação, que complementa o ingresso das famílias com menor renda, que obriga aos seus participantes a entrar num curso de alfabetização ou de requalificação profissional, e que oferece as pessoas cartões que só podem serusados para a compra de alimentos nos supermercados.
* Ampliação e reorientação do programa de alimentação ao trabalhador, PAT, já que é necessário facilitar isenções sobre as concessões de benefícios alimentares aos trabalhadores.
* Dotações de cestas básicas de emergência, para aquelas populações atingidas por calamidades naturais.
* Combater a desnutrição materno-infantil,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • POBREZA DE LA ECONOMIA
  • economía y pobreza
  • Pobreza y economia Mundial
  • Incidencia De La Pobreza En La Economia Colombiana
  • Pobreza Y Economia En Colombia
  • Economia Y Pobreza Relacion Con El Desamparo
  • Como influye o afecta la Pobreza en la Economia
  • Por Que Se Da El Surgimiento De La Pobreza Humana

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS