Economia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 8 (1842 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 27 de marzo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
CAPITULO 1

5-
Bens de Consumo: são aqueles diretamente utilizados para a satisfação das necessidades humanas. Podem ser duráveis, usados por muito tempo, como os móveis, os eletrodomésticos, ou não duráveis, desaparecem uma vez utilizados, como alimentos, cigarro.
Capital ou Bens de Capital: o conjunto de bens fabricados pelo homem e que não se destinam ao consumo para a satisfação dasnecessidades, mas utilizados no processo de utilização de outros bens.
É o conjunto de riquezas acumuladas pela sociedade, destinadas à produção de novas riquezas. Inclui, além de máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, infra-estrutura econômica e social. São todos os edifícios e todos os estoques dos materiais dos produtos, incluindo os bens intermediários (parcialmenteacabados) e os finais (acabados).

Bens de Capital ou Bens de Produção: são aqueles que permitem produzir outros bens. Como as máquinas, computadores, equipamentos, instalações, edifícios. O conjunto de bens fabricados pelo homem e que não se destinam ao consumo para a satisfação das necessidades, mas utilizados no processo de utilização de outros bens.
É o conjunto de riquezas acumuladas pelasociedade, destinadas à produção de novas riquezas. Inclui, além de máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, infra-estrutura econômica e social. São todos os edifícios e todos os estoques dos materiais dos produtos, incluindo os bens intermediários (parcialmente acabados) e os finais (acabados).

Bens Intermediários são aqueles que ainda precisam ser transformados paraatingir sua forma definitiva.
 
Recursos Produtivos ou Fatores de Produção são limitados, a utilização dos serviços dos fatores de produção, irá constituir renda, uma remuneração, aos proprietários desses fatores.
 A característica básica de que são limitados e escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para produzir todos os bens desejados pela sociedade.

    Remuneração dosproprietários dos recursos produtivos ou dos fatores de produção:
- Recursos Naturais;                        
- Aluguel;
- Mão de Obra;                                 
- Salário;
- Capital;                                          
-  Juros
- Capacidade Empresarial;            
- Lucro.

1-
Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem,origina-se os chamados problemas econômicos fundamentais: O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

O QUE E QUANTO PRODUZIR?
Dada à escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos as respectivas quantidades a serem fabricadas.
COMO PRODUZIR?
A sociedade terá de escolher ainda quaisrecursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. A concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como vão ser produzidos os bens e serviços. Os produtores escolherão, dentre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível.
PARA QUEM PRODUZIR?
A sociedade terá também de decidir como seusmembros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição da renda dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e dos benefícios do capital, mas, também, da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.
Em economia de mercado, essesproblemas são resolvidos predominantemente pelo mecanismo de preços atuando por meio de oferta e da demanda. Nas economias centralizadas, essas questões são decididas por um órgão central de planejamento, a partir de um levantamento de recursos de produção disponíveis e das necessidades do país.
6-
Economia pode subdividir-se em Economia positiva, que utiliza argumentos positivos, e em Economia...
tracking img