El bambu

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 12 (2901 palabras )
  • Descarga(s) : 7
  • Publicado : 3 de marzo de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Boletim 049 – Agosto de 2009

Colares divinatórios & bambus gravados
A República da Indonésia é um país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália. É composto pelo maior arquipélago do mundo onde estão incluídas as Ilhas de Sonda e a metade ocidental da Nova Guiné. Possui fronteiras terrestres com a Malásia, Bornéu, Timor-Leste e Papua-Nova Guiné. Os limites marítimas são feitos com asFilipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar. A localização entre dois continentes, a Ásia e a Oceania, faz da Indonésia, cuja capital é Jacarta, uma nação transcontinental.

DATU BATAK

Compondo esse arquipélago, encontramos a ilha de Samatra ou Sumatra (Sumatera ou Sumatra, em indonésio), que é a sexta ilha do mundo em área e a maior ilhainteiramente pertencente à Indonésia (Ilhas da Sonda), possuindo 473.000Km2. e cerca de 45 milhões de habitantes.

Nessa região vive o povo Batak, denominação que se constitui num coletivo usado para identificar grupos étnicos que habitam as terras altas do norte de Sumatra, sendo a área adotada localizada a oeste de Medan, mais especificamente no Lago Toba. Vale ressaltar que Medan á a terceiramaior cidade da Indonésia. < Lago Toba

O lago Toba (DanauToba em indonésio) é o que resta de um super vulcão cuja última erupção ocorreu a cerca de 74.000 anos atrás. Possui 100Km. de comprimento, 30Km. de largura, 505m. de profundidade e situa-se na ilha de Sumatra a 900m. de altura. Essa última erupção provocou uma enorme mudança no clima da Terra, um gargalo populacional e presume-se que aintensidade tenha alcançado nível 8, que deve ter conseqüências catastróficas globais.

Os colares divinatórios e os bambus com inscrições são provenientes dessa área de Sumatra

Colar divinatório confeccionado em osso de búfalo e bambu. Nessas peças - “porhalaan” - são gravadas datas propícias ou negativas para a realização de eventos e procedimentos mágicos, neste caso, relacionados com aconstelação de Escorpião. Esta é uma parte importante da panóplia do “Datu” (sacerdote/mago), figura central das práticas religiosas do povo Batak (Indonésia), embora essa denominação também seja usada para designar os chefes tribais (tribos = marga), segundo alguns autores. Os rituais mágicos ocupam um lugar de destaque na vida cotidiana desse povo. Os Batak interpretam os signos do zodíaco é crêem queos mesmos possuem influência sobre o curso da vida.

Os “porhalaan” são calendários sagrados. Este, dedicado ao signo do Escorpião, é confeccionado em osso de búfalo e ripas de bambu (altura = 29cm. e largura = 9 cm)

Ba mb u s di vi na t ó ri os Bat t ak

Bam bu gra v ad o Bat t a k - l ago Tob a

M u seu m V ol k enk u n de, L ei d e n

Bam bu gra v ad o Bat t a k - l ago Tob a

Bam bu za l B a h ia Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Indon%C3%A9sia - http://en.wikipedia.org/wiki/Lake_Toba http://www.omniglot.com/writing/batak.htm - http://www.omniglot.com/writing/batak.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Sumatra http://en.wikipedia.org/wiki/Batak_(Indonesia) - http://en.wikipedia.org/wiki/Medan http://en.wikipedia.org/wiki/File:Toba_zoom.jpg - http://www.poulbenn.comhttp://www.ville-ge.ch/meg/listesearch04.php?debut=0&what=astrologie&champ=txt_fct_util&dpt=ETHAS http://pt.wikipedia. org/wiki/Indon%C3%A9sia

NOVO E MAIOR INIMIGO DO OZÔNIO
28/8/2009 O óxido nitroso (N2O) é conhecido como gás do riso (ou hilariante), devido à capacidade de provocar contrações musculares involuntárias na face. Mas uma nova notícia sobre esse gás está longe de provocar bom humor.Segundo uma pesquisa feita por cientistas da Administração Nacional do Oceano e Atmosfera (NOAA), nos Estados Unidos, o óxido nitroso se tornou, entre todas as substâncias emitidas por atividades humanas, a que mais danos provoca na camada de ozônio. O estudo, publicado na edição esta sexta-feira (28/8) da revista Science, afirma que essa liderança nefasta se manterá por todo o século. O óxido...
tracking img