El cabanage

Páginas: 3 (579 palabras) Publicado: 2 de noviembre de 2010
EA Cabanagem
A Cabanagem foi um importantíssimo movimento histórico que ocorreu no do Grão-Pará, o estado que continha os atuais, estados do Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e Rondônia.
Na verdadeesse ‘’movimento’’ foi uma revolta iniciada por índios, mestiços e pessoas da classe média.Eles reivindicavam a melhoria da qualidade de vida, a exemplo de que na época se vivia em cabanas de barro, daívem o nome ‘’cabanagem’’.
O descontentamento que dominava não só Belém, mas igualmente o interior do Pará, aumentou com a nomeação do novo presidente da província, Lobo de Souza. O cônego JoãoBatista Campos, importante líder das revoltas ocorridas em 1823 e duramente reprimidas, tornou-se novamente porta-voz dos descontentes, principalmente da igreja e dos profissionais liberais.
A GuardaMunicipal, pró-brasileira, era conscientizada por um de seus membros, Eduardo Angelim, que denunciava sobretudo os agentes infiltrados em toda parte.
A partir de 1834, as manifestações de rua semultiplicaram e o governo reagiu prendendo as lideranças. Batista Campos, Angelim e outros líderes refugiaram-se na fazenda de Félix Clemente Malcher, onde já se encontravam os irmãos Vinagre. Ali foiplanejada a resistência armada.

Personagens
Os principais personagens da cabanagem foram:
Bernardo Lobo de Souza:Foi eleito em 1833, governador da província do Pará, foi assassinado pela conspiraçãofeita entre os cabanos, que na época eram, Batista Campos, Eduardo Angelim, Félix Clemente Malcher, e os irmãos Vinagre.
Irmãos Vinagre:Não tiveram grande participação no movimento, mas a casa e afazenda onde se faziam as reuniões eram propriedade sua.

Batista Campos:Conspirador e um dos líderes, foi um dos arquitetos da invasão de Belém. Era cônego e um dos líderes das revoltas de 1823também contra o governo
Eduardo Angelim: Conspirador e um dos líderes, a perseguição iniciada contra ele por parte de Lobo de Souza na época governador da província, foi um dos grandes motivos que fez...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS