El cabanage

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (579 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 2 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
EA Cabanagem
A Cabanagem foi um importantíssimo movimento histórico que ocorreu no do Grão-Pará, o estado que continha os atuais, estados do Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e Rondônia.
Na verdadeesse ‘’movimento’’ foi uma revolta iniciada por índios, mestiços e pessoas da classe média.Eles reivindicavam a melhoria da qualidade de vida, a exemplo de que na época se vivia em cabanas de barro, daívem o nome ‘’cabanagem’’.
O descontentamento que dominava não só Belém, mas igualmente o interior do Pará, aumentou com a nomeação do novo presidente da província, Lobo de Souza. O cônego JoãoBatista Campos, importante líder das revoltas ocorridas em 1823 e duramente reprimidas, tornou-se novamente porta-voz dos descontentes, principalmente da igreja e dos profissionais liberais.
A GuardaMunicipal, pró-brasileira, era conscientizada por um de seus membros, Eduardo Angelim, que denunciava sobretudo os agentes infiltrados em toda parte.
A partir de 1834, as manifestações de rua semultiplicaram e o governo reagiu prendendo as lideranças. Batista Campos, Angelim e outros líderes refugiaram-se na fazenda de Félix Clemente Malcher, onde já se encontravam os irmãos Vinagre. Ali foiplanejada a resistência armada.

Personagens
Os principais personagens da cabanagem foram:
Bernardo Lobo de Souza:Foi eleito em 1833, governador da província do Pará, foi assassinado pela conspiraçãofeita entre os cabanos, que na época eram, Batista Campos, Eduardo Angelim, Félix Clemente Malcher, e os irmãos Vinagre.
Irmãos Vinagre:Não tiveram grande participação no movimento, mas a casa e afazenda onde se faziam as reuniões eram propriedade sua.

Batista Campos:Conspirador e um dos líderes, foi um dos arquitetos da invasão de Belém. Era cônego e um dos líderes das revoltas de 1823também contra o governo
Eduardo Angelim: Conspirador e um dos líderes, a perseguição iniciada contra ele por parte de Lobo de Souza na época governador da província, foi um dos grandes motivos que fez...
tracking img