Energia nuclear

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 8 (1820 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Energia Nuclear

Prof. Edna Carla da Silva Batista

Energia
Energia é a capacidade de realizar trabalho ou como o resultado da realização de um trabalho.

Formas de Energia
Energia cinética: associada ao movimento dos corpos.

Energia potencial: armazenada num corpo material ou numa posição no espaço e que pode ser convertida em energia “sensível” a partir de uma modificação de seuestado, podendo ser citadas, por exemplo, a energia potencial gravitacional, energia química, energia de

combustíveis e a energia existente nos átomos. Luz e Calor são duas outras modalidades de energia: energia luminosa e energia térmica, fáceis de serem “sentidas”.
3

Formas de Energia
Energia magnética (ímã). Esta só pode ser percebida por meio de sua atração sobre alguns materiais, comoo ferro.

4

Conversão de energia

A energia liberada pelas reações químicas que ocorrem nos diversos órgãos (estômago, intestinos, fígado, músculos, sangue, etc.) é convertida em ações ou movimentos (andar, correr, trabalhar, etc.). Nesses casos, a energia química é convertida em energia cinética.
5

Energia Brasileira

6

Geração de Energia

Turbina Eólica OWW-300 OLINDA - PE7

Conversão para corrente elétrica
Uma turbina para geração de energia elétrica é constituída de um eixo, dotado de pás.

Estas podem ser acionadas por água corrente e, então, o seu eixo entra em rotação e move a parte interna do gerador, fazendo aparecer, por um fenômeno denominado indução eletromagnética, uma corrente elétrica nos fios de sua parte externa.

8

Conversão paracorrente elétrica
Se as pás forem movidas por passagem de vapor, obtido por aquecimento de água, como se fosse uma grande chaleira, tem-se, então, uma Usina Termelétrica.

O calor pode ser gerado pela queima de óleo combustível, carvão ou gás.
9

Hidrelétrica De Itaipu

10

Energia Solar

CASA “SOLAR”
11

A Energia Nuclear
Os prótons têm a tendência de se repelirem, porque têm amesma carga (positiva).

Como eles estão juntos no núcleo, comprova-se a existência de uma energia nos núcleos dos átomos com mais de uma partícula para manter essa estrutura.

A energia que mantém os prótons e nêutrons juntos no núcleo é a ENERGIA NUCLEAR, isto é a energia de ligação dos nucleons (partículas do núcleo).
12

Utilização da energia nuclear

13

O processo de FissãoFissionar significa dividir, quebrar um núcleo pesado para liberar energia, basicamente calor.


Isto ocorre quando um nêutron térmico atinge um núcleo pesado de Urânio-235.
14

Reação em Cadeia

15

Enriquecimento do Urânio
O Urânio é encontrado na natureza como a mistura de dois isótopos: 235 e 238. A proporção de cada um é bem desigual: 99,3% de 238U e apenas 0,7% de 235U. Justamente! o235U

é que é utilizado em reatores para geração de

energia nuclear. Antes de ser utilizado nas usinas, o Urânio precisa passar por um processo de purificação, transformação em gás e posteriormente enriquecimento, para aumentar a proporção de menos 3,2%.
16

235U

para pelo

Ciclo do Combustível Nuclear
exploração e avaliação de reservas; mineração ou perfuração para acesso àsreservas; processamento e refino dos materiais brutos; fabricação dos elementos combustíveis; utilização do combustível nos reatores; tratamento e eventual descarte de rejeitos gerados; transporte dos materiais entre as várias etapas.
O enriquecimento pode atingir até 97% em isótopo físsel, mas por questões de restrição à proliferação de armas nucleares, o enriquecimento para reatores de pesquisaatinge níveis de até 20% e em reatores de potência fica na faixa de 3%.
17

Mineração do Urânio
O elemento químico urânio é um metal encontrado em formações rochosas da crosta terrestre.

• Primeira etapa do ciclo do combustível. • Após o conjunto de operações, que têm como objetivo descobrir uma jazida e fazer sua avaliação econômica - prospecção e pesquisa. • Determina-se o local onde será...
tracking img