Ensino de gramática e ensino de literatura, a propósito do texto de lígia chiappini

Páginas: 3 (707 palabras) Publicado: 28 de junio de 2011
-------------------------------------------------

Resumo: “Ensino de gramática e literatura na escola”.

Este resumo tem por objetivo sintetizar o capitulo o Ensino de gramática e ensino deliteratura, a propósito do texto de Lígia Chiappini, de autoria de Haquira Osakabe do livro O texto na sala de aula, obra organizada pelo autor Wanderley Geraldi e publicado pela editora Ática, sendo a4ªed. De 2006, especificamente o conciso das paginas 26 a 31.
O primeiro tópico abordado pela autora Haquira, trabalha o sujeito do discurso, onde a noção de sujeito do discurso no texto assumecaráter ético em sua oposição aos atos e isso confere a cada enunciado produzido uma relevância identificada. O discurso assim produzido seria original e único na sua relação com o contexto e com ointerlocutor. Em relação à formulação de Lígia, deve ser visto como um ideal do ensino sistemático, não tendo o aluno como constituição do sujeito de seu próprio discurso, mas uma constituição de umadisposição do aluno para com a precariedade de sua condição de sujeito. Ou seja, disponibilidade para com a crise permanente dos processos de estabilização (esteriotipização). Na concepção de Firth (1973) todostendem a polarização e a adaptação para com a mudança. O individuo tem mecanismos de ajuste social, este cristaliza a linguagem como condição inevitável da própria interlocução.
Em identidade eexperiência a autora afirma que o indivíduo vive sempre entre uma identidade conferida e estável e as alterações que a experiência acidental e imprevisível lhe proporciona. Nesta, a educação ajuda nasubstituição da expressão informulada para um discurso explicativo já formulado e gera limite do conveniente. Os mecanismos de controle social assimilam possibilidades provenientes da crise como osestereótipos compensadores (discurso complacente). A pesquisadora ao citar uma lenda de um jovem afirma que a ética resultante dessa concepção de linguagem é a de que, se ela imita a vida, ela tem de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Reflexões acerca do ensino das ciência sociais no ensino médio.
  • Supervisão do ensino das línguas
  • ENSIN
  • Presente E Furo Do Ensino Público, Privatización, Elitizacióne E Españolización
  • A Tribo Dos Metaleiros No Âmbito Da Sala De Aula Do Ensino Médio.
  • Ensino De Estratégias De Leitura
  • Resumen ensin 2010
  • Considerações Sobre A História Do Ensino Da Literatura Infantil Nos Cursos Normais Do Brasil: O Pioneirismo De...

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS