Estado

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 338 (84498 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 3 de febrero de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
CARNOY, Martin. Estado e Teoria política. (equipe de trad. PUCCAMP) 2ª ed. Campinas: Papirus, 1988. [pp. 19-62]


ÍNDICE

Agradecimentos 7

Introdução 9

Capítulo 1. O Estado e o Pensamento Político Norte-americano 19

Capítulo 2. Marx, Engels, Lenin e o Estado 63

Capítulo 3. Gramsci e o Estado 89

Capítulo 4. O Estruturalismo e o Estado: Althusser e Poulantzas 119Capítulo 5. O Debate Alemão 165

Capítulo 6. Estado, Democracia e Transição ao Socialismo 195

Capítulo 7. O Estado Dependente 219

Capítulo 8. Classe e Estado na Teoria Política Norte-americana Recente 263

Capítulo 9. Para Onde Vão as Teorias do Estado 311

Referências Bibliográficas 331



INTRODUÇÃO

Este é um livro sobre política. É um livro sobre a crescente importância dapolítica na configuração da mudança social no mundo de hoje. O problema básico das sociedades capitalistas avançadas, após dois séculos de crescimento econômico, não é mais a adequação dos recursos ou sua alocação "eficiente" para produção máxima. O modo como isso se dá, a definição do que seja produção, o que se produz e quem decide a política de desenvolvimento são, hoje, problemas "econômicos"significativos. E esses problemas estão situados tanto na arena política como na produção.

Há outro motivo para a importância da política: na medida em que as economias se desenvolveram em todo o mundo, o setor público – aqui chamado de Estado – cresceu em importância em todas as sociedades, da industrial avançada à exportadora de bens primários do Terceiro Mundo, e em todos os aspectos dasociedade - não apenas político, como econômico (produção, finanças, distribuição), ideológico (educação escolar, os meios de comunicação) e quanto à força legal (polícia, forças armadas). Por que isso ocorre e como se configura o crescente papel do Estado têm se tomado uma preocupação crucial para os cientistas sociais - talvez a preocupação crucial - de nossos dias. O Estado parece deter a chave parao desenvolvimento econômico, para a segurança social, para a liberdade individual e, através da "sofisticação" crescente das armas, para a própria vida e a morte. Compreender o que seja política no sistema econômico mundial de hoje é, pois, compreender o Estado nacional e compreender o Estado nacional no contexto desse sistema é compreender a dinâmica fundamental de uma sociedade.Evidentemente, o desenvolvimento capitalista e o Estado sempre estiveram intimamente ligados. No século XIX, porém, o papel do Estado nas sociedades capitalistas, embora significativo, era em geral relativamente limitado. Isso era, em parte, uma reação ao poderoso Estado mercantilista que antecedeu a revolução industrial, mas era também resultado do grande dinamismo do capitalismo privado. Até

9



osanos 30, a força propulsora das sociedades capitalistas residia na produção da empresa privada. O setor de produção privada, e não o Estado, era a fonte dessa energia e o setor privado da economia era o centro da mudança social. Assim, Ricardo, Marx, Weber, Dunkheim e Marshall puderam discutir o Estado como um elemento importante, porém, certamente, não como o elemento central, em suas análisessociais.

Esse não é mais o caso. Os pontos de vista tradicionais do século XIX (e do período precedente) são anacrônicos, embora continuem a dominar nosso modo de pensar sobre o que é e como deveria ser o setor público. Nos Estados Unidos estamos particularmente ligados a algumas dessas tradições, como se tivesse havido poucas mudanças nesses últimos duzentos anos. Mas a questão do Estado. setornou bem mais complexa, criando a necessidade de novas teorias que tratem mais adequadamente essa crescente complexidade. Na verdade, o crescimento do Estado tem sido acompanhado de uma expansão de análises diversas e sofisticadas a respeito de seu "novo" papel social.

Não é minha intenção aqui rever todas as teorias do Estado, mas, acima de tudo, me fixar na busca de uma nova maneira de...
tracking img