Estafilococos

Páginas: 17 (4142 palabras) Publicado: 23 de junio de 2010
Staphylococcus aureus

I- Introdução

Família: Micrococcaceae
Gênero: Staphylococcus
Definição do Gênero:Estafilococos (gr. staphyle, uva) são cocos Gram-positivos, imóveis,
agrupados em massas irregulares ou em cachos de uva. Aeróbios ou anaeróbiosfacultativos, catalase positivos. Fermentam a glicose com produção de ácido, tanto em aerobiose, como em anaerobiose.

Os estafilococos sãobactérias esféricas, piogênicas por excelência. Gram-positivas e que crescem em forma de cachos de uva (do grego staphile = cacho de uva).
As manifestações clínicas revelam-se com maior ou menor gravidade de acordo com a localização primária ou secundária da infecção. O problema da estafilococia tem se tornado sério nos anos atuais. Em pacientes hospitalizados, recém-nascidos e crianças abaixode um ano de idade, as manifestações clínicas tendem a ser de maior importância. As infecções estafilococicas da pele tais como impetigo, contaminação de feridas cirúrgicas ou em queimados, podem levar à septicemia e complicações graves como osteomielite e outros focos metastáticos no coração, pulmão, sistema nervoso central, rins. Além desse comportamento, certas cepas elaboram uma enterotoxina,agindo à distância, causando intoxicação alimentar.
Esses são alguns dos problemas importantes da ação dos estafilococos sobre o hospedeiro e que se unem a sua tendência à variabilidade genética com conseqüente resistência às drogas antimicrobianas; há de realçar seu papel na patogenia humana, pois representam eles, na atualidade, importante problema médico a ser resolvido.
Desta forma, aestafilococia pode se expressar como estado de colonização das superfícies cutâneo-mucosas (portadores transitórios ou permanentes) ou como doença aguda ou crônica, supurativa, localizada ou disseminada, benigna, grave ou mesmo fatal, causada pela presença do estafilococo, seja por meio da ação de suas enzimas, ou à distância, sem a presença do agente, isto é, por meio de suas toxinas. Relaciona-se acondições de higiene precárias como a fatores debilitantes da imunidade do hospedeiro.
Principais Espécies de Estafilococos :Atualmente o gênero Staphylococcus é composto por cerca de 30 espécies, sendo algumas freqüentemente associadas a uma ampla variedade de infecções de caráter oportunista, em seres humanos e animais. As principais espécies de estafilococos encontrados em seres humanos sãoos Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus saprophyticus. O S. epidermidis é encontrada primariamente como residente da pele, tendo um baixo potencial patogênico, assim como o S. saprophyticus, que faz parte da microbiota normal da região periuretral do homem e da mulher e da pele. Ao contrário, o S. aureus é um patógeno em potencial e pode ser encontrado na região danasofaringe e também nas fossas nasais.

II- Morfologia dos estafilococos

Os estafilococos são bactérias GRAM + ,em forma de cocos,que crescem seguindo um padrão que se assemelha a um cacho de uvas. Seu tamanho varia entre 0,5 a 1 micrometros de diâmetro.
Os componentes citoplasmáticos dos estafilococos não variam dos componentes gerais de uma célula bacteriana, sendo os principais:
- Onucleóide, onde se encontra o cromossomo bacteriano;
- Os ribossomos, responsáveis pela síntese protéica;
- Os plasmídios, moléculas de DNA circulares capazes de autoduplicação independente da replicação cromossômica.
Outra estrutura que pode estar presente são os flagelos, responsáveis pela movimentação das bactérias.
A parede celular dos estafilococos é constituída por:
- Cápsula: camadafrouxa de polissacarídeos que protege as bactérias ao inibir a quimiotaxia e da fagocitose.Também facilita a aderência à materiais sintéticos;
- Peptideoglicano: componente estrutural composta de cadeias de glicano de ligação cruzada com peptídeos e confere maior rigidez à parede ;
- Proteína A: reveste a superfície dos estafilococos e se liga a camada de peptideoglicano.Eficaz na prevenção da...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Estafilococos
  • Estafilococo
  • Estafilococos
  • estafilococos
  • Estafilococos
  • ESTAFILOCOCOS
  • Estafilococos
  • ESTAFILOCOCOS

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS