Estagio supervisionado

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 11 (2613 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 3 de enero de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS
NÚCLEO DE SALVATERRA

DISCENTE: HENRRIK LUIBRAN OLIVEIRA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
(RELATÓRIO)

Salvaterra-Pa
2008

APRESENTAÇÃO

O curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará, tem em sua componentecurricular a disciplina Estágio Supervisionado, divididos em quatro momentos (I, II, III e IV) perfazendo um total de 400h, sendo 100h para cada um. A finalidade das disciplinas é, em soa ementa, a
Observação, análise e discussão da organização e funcionamento das diversas instâncias do sistema formal de ensino. Elaboração de diagnósticos da realidade das Escolas de EnsinoFundamental e Médio. Elaboração de ação para superação de problemas detectados no contexto escolar. Elaboração de Planos de ensino. Estágio em todas as etapas do processo ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio. (UEPA – Ementa do Estágio Supervisionado)
O objetivo comum no estágio é de os acadêmicos para melhor exercer o profissão escolhida, a docente. Todos têm eminentemente em comum oobjetivo básico de preparar o aluno (estagiário) para o egresso na profissão de educador. Além disso, é função do estágio contribuir para os discentes estagiários, ter domínio de conteúdo; capacidade de analisar; de desempenhar papel de multiplicador de conteúdo; coletor de informações; planejador, trabalhador e realizador de novas práticas e métodos para melhorar o processo de ensinoaprendizagem.

“O Estágio Supervisionado deve ser considerado um instrumento fundamental no processo de formação do professor. Poderá auxiliar o aluno a aprender e enfrentar o mundo do trabalho e contribuir para a formação de sua consciência política e social, unindo teoria à prática. (Carvalho, 1992:64-5)”.

Aqui, abordaremos características referentes ao estágiosupervisionado IV.
No Estágio Supervisionado IV, é o momento em que se realizam em escolas de rede pública de ensino Médio; escolas privadas; ONGs ou outras instituições conveniadas com as universidades, observações e execuções de atividades dos estagiários. É o momento em que há realização de micro-aulas em sala de aula, observações sobre o funcionamento do processo de ensino na redeescolar e aulas nos Campos de Estágio.
É importante percebermos que é somente durante a realização do Estágio Supervisionado IV, que os estagiários têm o primeiro momento com o ambiente de sala de aula com alunos de ensino médio:

“Questionar a realidade, formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico,utilizando para isso o pensamento l problemas e tratando de resolvbuir para a formaça criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.” (PCNs de ciências naturais, 1997:12).

As IES também representam papel importante para o processo de desempenho do Estágio, pois são elas que buscam parcerias e mediações deintercâmbio entre as escolas e os estagiários. Suas funções são principalmente: procurar Campo de estágio para os alunos desenvolverem atividades de docência; oferecer apoio técnico para acompanhamento direto das atividades dos estagiários; manter convênios que permitam a plena realização da prática profissional e outros afim. ( Manual de Orientação do Estágio Supervisionado-2007).♦ A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR

O estágio supervisionado contribui para que os licenciados possuam novas experiências, contribuindo para que este possa a perceber a real realidade de sala de aula, que antes ficava somente na teoria e com a presença do estágio este aluno pode adquirir a prática da docência. A esse respeito, Kulsar relata que:...
tracking img