Estratégias de comunicação: quem as usa, quando e com qual intenção?

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 15 (3515 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 4 de junio de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO: QUEM AS USA, QUANDO E COM QUAL INTENÇÃO?

Michely Sousa

RESUMO

Ao refletir sobre fatores que intervêm na comunicação – emissor, destinatário, situação e enunciado – é patente afirmar que o ensino-aprendizagem de língua estrangeira (LE) extrapola a prática de conteúdos gramaticais. Isto significa que, adotando uma prática pautada nas teorias pragmáticas, oobjetivo é compreender como o aprendiz se comunica, levando em conta o próprio aprendiz, os signos lingüísticos e o contexto. E ao pensar em comunicação, deve-se considerar, também, as estratégias utilizadas para se levar a cabo essa comunicação. Em vista disto, o presente estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, tem como objetivo verificar se existe uma regularidade no uso que os aprendizes dediferentes LEs fazem das estratégias comunicativas (EC) e compreender as intenções desses aprendizes ao utilizá-las.

Palavras-chave: interlocutor, informação pragmática, situação, intenção e estratégias comunicativas.

COMMUNICATIVE STRATEGIES : WHO USE THEM, WHEN AND WITH WHAT INTENTION ?

ABSTRAT

When reflecting upon factors which intervene in communication – emitter, adressee,situation and enunciation – it is evident to affirm that teaching-learning a foreign language [FL] goes beyond the simple practice of grammar contents. Meaning that in order to perceive how the learner communicates, taking such learner into consideration, the linguistical signals and the context are analyzed by adotping a pragmatical-based theory practice.When thinking about communication, thestrategies used to accomplish it must also be considered. Hence, the present study, using a bibliographical research, intends to verify whether there is a regularity in the use of communicative strategies by learners of different FLs and to understand the intentions of these learners while using them.

Key-words: speaker, pragmatical information, situation, intention and communicative strategiesINTRODUÇÃO

A partir de uma perspectiva sócio-cultural, para que o aprendiz desenvolva a sua competência comunicativa – que inclui não somente a competência gramatical, mas também a competência contextual ou sociolingüística (HYMES, 1972 apud VILASECA, 2000) – este necessita de oportunidades para interagir com outros indivíduos falantes da língua-alvo (LA) com o objetivo de adquirir, compartilhar etestar conhecimentos.
E são nestes momentos interativos que o aprendiz negocia e busca expressar sua opinião, ou seja, utiliza estratégias comunicativas (EC) que possibilitem realizar o objetivo dessas estratégias. Segundo Tarone (1983 apud STURM, 2001, p. 26), a EC é “[u]ma tentativa sistemática do aprendiz em expressar ou decodificar significado na língua-alvo, em situações onde as regrassistemáticas e apropriadas da língua-alvo não foram formadas”.
No entanto, o conhecimento lingüístico não é o único ponto determinante no momento de escolher as EC. Segundo Corder (1989) dentro dessa empresa comunicativa, os falantes utilizam as EC para transmitir o sentido do que querem dizer sempre considerando a competência lingüística do interlocutor e o conhecimento que este possui do tópico emdiscussão. Tal afirmação demonstra que existem outros fatores presentes em uma situação comunicativa que interferem no uso de uma ou outra EC.
A partir deste ponto de vista, por meio de uma pesquisa bibliográfica, este estudo busca interpretar o uso das EC em diferentes contextos de aprendizagens de línguas, com objetivo de verificar se existe alguma regularidade no uso das EC ou se estas variamconsideravelmente de acordo com o contexto e os elementos envolvidos.

SOCIOINTERACIONISMO

De acordo com os postulados de Vygotski (2000) é na interação com meio, na convivência social, que o aprendizado emerge. É nas interações com outros indivíduos dentro de um processo histórico-cultural que o ser humano desenvolve a linguagem. Isto é, o indivíduo só se desenvolve plenamente com o suporte...
tracking img