Estratificação social

Páginas: 3 (663 palabras) Publicado: 21 de noviembre de 2010
Exercício 01: Faça uma discussão teórica e conceitual sobre a estratificação social (conceitos de classe, status, prestígio, etc.).
A estratificação social é uma construção teórica e metodológica(Scalon) utilizada para a análise da mobilidade social, assim como a cristalização desses estratos, injustiças na distribuição dos indivíduos nas suas posições (GLASS, 1949), entre outras discussões.A estratificação social pode ser medida e construída de diversas formas, sendo imprescindível a compreensão dos conceitos de classe social, categoria ocupacional, fatores adscritos, status eprestígio.
Classe Social:
O conceito de classe social surgiu a partir das discussões sociológicas. De acordo com Scalon, para Marx, as relações entre as classes são determinadas pela relação de produção. Arelação de produção, por sua vez, reflete o modo de produção que define o período histórico. De modo análogo, Weber acredita que as diferentes classes surgem de acordo com a ocupação dos indivíduos nomercado, ou seja, pelas distintas oportunidades.
A autora ressalta que ao contrário de Marx, Weber não entendia as classes sociais com agentes históricos. Ainda, enquanto Marx foca num conceitoeconômico de classe social, Weber acredita que existem outros fatores sociais relacionados a prestígio, status além de fatores adscritos que podem gerar a diferenciação de classes sociais. Esses fatoresserão discutidos em seguida.
Status
Prestígio
O prestígio social é um conceito utilizado diversas vezes para analisar a hierarquia ocupacional na sociedade. Um trabalho desenvolvido pelo NationalOpinion Research Center (NORC) e analisado por North e Hatt, trata de um estudo feito com o intuito de classificar 90 ocupações de acordo com o prestígio que cada pessoa pesquisada denominava.Posteriormente, Duncan utilizou esses dados para criar o Índice Sócio-Econômico (SEI). O SEI objetivava ser uma escala de prestígio para qualquer ocupação, através de um modelo de regressão linear que...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Socialismo o Socialismo
  • Lo Social y Lo No Social
  • Sociales
  • Sociales
  • Sociales
  • Socialismo
  • Socialismo
  • Social

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS