Estudante

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 21 (5163 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 9 de mayo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
1 - Introdução
No âmbito da unidade curricular de Metodologias de Trabalho e Negociação Comercial, foi-nos proposto analisar um processo negocial. Assim sendo, o objectivo deste trabalho é estudar o processo da transferência do jogador Luís Carlos Almeida da Cunha, conhecido como Nani, do Real Sport Clube para o Sporting Clube de Portugal, nas suas diferentes fases.
Esta transferência foiefectuada em Julho de 2003, na altura em que o jogador passou dos juvenis para os juniores do RSC, sendo que à data, o jogador tinha 16 anos (fazendo ainda os 17 nesse ano).
Fazemos também referência, à posterior transferência do jogador para o Manchester United Football Club, devido ao seu grande sucesso.
Ao longo do trabalho vamos analisar o processo negocial em si, nas suas diferentes fases, comespecial incidência no ponto de viragem, momento que achamos decisivo para a realização do mesmo. Posteriormente será feita uma análise crítica de cada um dos pontos: primeiro, referindo o que aconteceu em cada uma das fases do processo, e seguidamente comparando com o sucedido para fazer a respectiva avaliação.
Para além do processo negocial em si relatamos os benefícios fundamentais dopós-negociação para cada um dos clubes.

1.1 - Caracterização do sector
De acordo com a informação do Instituto do Desporto de Portugal, em 2008, o número de praticantes inscritos nas Federações Desportivas ultrapassou 492 mil. [1]
É sem dúvida o desporto-rei também em termos de adeptos. Os fãs dos clubes portugueses surgem no lugar 11 da lista de 36 países. Os “três grandes” detêm cerca de 62% datotalidade de adeptos nos estádios portugueses. [2]
O mercado futebolístico tem vindo, ao longo dos tempos, a assistir a um aumento da aposta na formação de jogadores logo desde que estes começam a dar os primeiros toques na bola, por parte das equipas de topo. Hoje em dia qualquer jogador, de qualquer equipa, que comece a sobressair em relação aos restantes companheiros, será logo um alvo decompetição por parte de outros clubes, para o “levar consigo”.
Portugal, acompanha esta evolução, uma vez que o número de equipas com as chamadas “academias de futebol” tem vindo a crescer. De referir, que Portugal possuí o clube com a melhor academia do mundo (pertencente ao Sporting Clube de Portugal).
Visto isto, podemos falar de um sector em que a competição é cada vez maior, pois o número deequipas a apostar nos jogadores desde cedo está em constante crescimento, e como consequência disso, a aposta nos jogadores começa a fazer-se desde cada vez mais cedo.

1.2 - Caracterização das partes envolvidas no processo negocial
1.2.1 - Real Sport Clube
O Real Sport Clube é um clube com sede localizada na cidade de Queluz, concelho de Sintra, distrito de Lisboa. É representativo dasfreguesias de Queluz, Monte Abraão e Massamá.
Foi criado em 1 de Agosto de 1995, resultando da fusão dos clubes já existentes nas freguesias de Queluz e Massamá, o Grupo Desportivo de Queluz fundado em 25 de Dezembro de 1951 e o Clube Desportivo e Recreativo de Massamá fundado em 9 de Abril de 1950. Oficialmente foi adoptado o dia 25 de Dezembro de 1951 como data da fundação do Real S.C., por ser a datado clube que na altura da fusão estava legalmente constituído.
O Real Sport Clube aposta na captação e evolução de jogadores jovens, os quais acabam por ser mais tarde vendidos tantos para clubes nacionais, como para clubes internacionais (ex: toni brito para o Liverpool).
A melhor classificação da história do Real Sport Clube teve lugar na época de 2006-07 na qual terminou na primeira posição da2ª Divisão, série D. [3]
1.2.2 - Sporting Clube de Portugal
O Sporting Clube de Portugal é um clube multi-desportivo português, fundado em 1906. [4] Clube da capital, Lisboa, é um dos chamados 3 grandes de Portugal, lutando pelo primeiro lugar, e participando todos os anos em competições europeias (quer a Liga dos Campeões, quer a Liga Europa). Conta ainda com a Academia Sporting/Puma em...
tracking img