Fluxo de caixa

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 17 (4191 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Equação 13
As compras anuais a prazo não são relacionadas nos demonstrativos financeiros. Por isso, para obter esse valor, estima-se a porcentagem dos custos das mercadorias vendidas que é comprada a prazo (GROPPELLI, 2002).
Através do cálculo do período médio de cobrança e do período médio de recebimento é possível ao pequeno empresário fazer “operações casadas”, ou seja, trabalhar com umapolítica de crédito que coincida a data do recebimento com a data do recebimento de clientes, desta forma não terá dificuldade no capital de giro da empresa.
Na empresa o caixa está em constante movimento, pois a empresa é algo mutável, onde os resultados sempre geram valores, e nesse aspecto a contribuição do fluxo de caixa é fundamental para entender o funcionamento da micro e pequena empresa.Administrar o caixa é essencial para que obtenham sucesso e sobrevivam frente a um mercado tão competitivo (GONÇALVES, 2007).
É importante que o empresário avalie a liquidez, ou seja, a disponibilidade de recursos para pagar as obrigações bem como a flexibilidade financeira da empresa, isso mostra a habilidade de uma empresa financiar suas operações com recursos gerados internamente. Também éimportante que o empresário avalie suas decisões gerencias, pois decisões inteligentes levam a empresa a produzir lucro e gerar fluxos de caixa através do recebimento de suas vendas.
Entretanto um dos fatores mais significativos na analise do caixa é o de ajudar a prever futuros fluxos de caixa, onde através de fluxos de períodos passados podem ser estimados valores futuros, o que será de sumaimportância no planejamento financeiro e operacional da empresa (CHING, 2003).
Conforme Garcia (2008, p.8) “A Demonstração de Fluxo de Caixa tem como principal função controlar o fluxo de entradas e saídas de dinheiro de uma empresa, evitando desvios financeiros e proporcionando maior transparência ao negócio”. A partir do momento que a empresa elabora a demonstração de fluxo de caixa, o empresário podeacompanhar o fluxo de dinheiro na empresa, controlar as entradas e saídas de maneira eficiente, e ter em mãos uma ferramenta que possibilita uma visão de toda a movimentação financeira.
O quadro 6 apresenta um modelo simplificado de demonstração de fluxo de caixa que pode ser aplicado com sucesso em uma microempresa de comércio varejista:

Quadro 6 – Demonstração de Fluxo de Caixa
Fonte:(GONÇALVES, 2007, p.132).
O saldo inicial são os valores existentes em caixa e em bancos conta movimento, que são equivalente caixa por serem de alta liquidez.
As entradas representam os valores das vendas à vista, os valores das vendas a prazo e outras receitas que foram geradas no período.
As saídas representam as compras à vista, as compras a prazo, os impostos, pagamentos de salários e outrospagamentos efetuados no período. O saldo final é a diferença das entradas pelo total de saídas.
A Demonstração de Fluxo de Caixa apresentada pode ser modificada de acordo com a empresa a ser analisada, podem-se adicionar novas contas na medida em que forem surgindo novas movimentações.
È importante lembrar que:
• Aumentos nas contas do passivo e diminuição nas contas do ativo representam aumentode caixa.
• Aumentos nas contas do ativo e diminuição nas contas do passivo representam diminuição em caixa.
Conforme Almeida (1996, p.215) o conceito de caixa pode ser entendido como o de “[...] recursos disponíveis em caixa, recursos disponíveis nas contas correntes bancárias e aplicações financeiras com prazo de resgate de até três meses”.
Segundo Felippe (2003, p.70):
Cada empresa possui umCiclo de Caixa característico que pode variar rapidamente. Algumas possuem Ciclo de Caixa curto, o que faz com que o capital de giro circule mais vezes durante um ano. Já outras empresas, possuem o Ciclo de Caixa mais longo, e desta forma não há possibilidade de girar mais rapidamente o seu capital.
Por isso torna-se necessária a avaliação de cada caso, e também que seja feita comparação com...
tracking img