Gestión del conocimiento

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1241 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 15 de mayo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Estes seis textos falam em geral da Gestão do conhecimento e dois deles da gestão também da Informação, dos seus impactos nas organizações e das metas e os desafios que se apresentam neste difícil âmbito. Onde estar na vanguarda tecnologicamente falando converte-se na primeira e grande necessidade para as “Organizações”. De seguida, tratarei de resumir e fazer uma síntese de todos os textos emconjunto: O primeiro do consultor canadense Dave Pollard trata de abordar o futuro incerto da Gestão do conhecimento. O seguinte texto, um artigo de vários investigadores brasileiros, aborda não só as funções da Gestão do Conhecimento senão também os relacionamentos em rede e apresenta de forma teorizada um modelo de organização baseada no conhecimento. No artigo dos professores cubanos: YunierRodriguez Cruz e Esther Galán Dominguez podemos chegar a interiorizar o que significa hoje em dia a Inteligência Organizacional e todos os conceitos e factores que a integram. O texto do professor da Universidade de Barcelona Mario Perez-Montoro Gutierrez pareceu-me muito interessante pois põe em prática toda a teoria apresentada no conjunto dos textos. Os últimos textos de Jose Claudio C. Terrapresidente da consultoria Terra-forum e de Sergio Luis Da Silva professor da Universidade Federal de São Carlos abordam o desafio e os problemas decorrentes do uso correcto da Gestão do Conhecimento.

Temos que ter sublinhar, como é referido pela maioria dos textos, que a Gestão de Conhecimento é um conceito aplicado nas organizações, que procura transferir o conhecimento e a experiência entre osseus membros, de modo a que possa ser utilizado como um recurso disponível para outras dentro da “Organização”. Como é referido sobretudo no primeiro texto e no artigo científico, o que à primeira vista parece algo muito simples e lógico, é hoje em dia o grande desafio. A gestão do conhecimento está a perder interesse. O mais importante é investir no capital intelectual de que falaremos mais adiante,acompanhando a posição de alguns autores como Peter Drucker, citado, por exemplo, no primeiro texto. Na actualidade as novas Tecnologias da Informação permitem contar com ferramentas que apoiam a gestão do conhecimento nas empresas: transferência, segurança, administração sistemática e preservação da informação etc. que ajudam na tomada de decisões. Segundo os textos podemos dizer que o processode administração do conhecimento ou “Aprendizagem corporativo ou Organizacional” tem como principais objectivos: • • • Identificar, juntar e organizar o conhecimento existente. Facilitar a criação de novos conhecimentos. Apoios aos trabalhadores de primeira fila para alcançar uma maior produtividade.

A transferência do conhecimento tem existido sempre dentro das Organizações. De forma informalpor meio de discussões, sessões… e de forma formal com um treino profissional. Como prática emergente de negócio, a administração do conhecimento tem considerado a introdução de intranets corporativas e de outras práticas da tecnologia do conhecimento e da Informação. CAPITAL INTELECTUAL Alguns dos textos falam-nos da “Gestão do Capital Intelectual” como base fundamental para uma boa “Gestão deConhecimento”. Esta “Gestão” corresponde ao conjunto de processos e sistemas que permitem que o “Capital Intelectual” de uma organização aumenta de forma significativa, mediante a gestão das suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente e gerar assim vantagens competitivas através do tempo. Se consideramos os mercados antigos, o principal forte estava sustentado no maneio de terras,a pessoa que mais terra possuía, era a que podia gerar melhores produtos. Na actualidade encontramo-nos numa sociedade onde as mudanças ocorrem a um ritmo surpreendente. O que hoje em dia é uma vantagem competitiva, amanhã se transformará num requisito de mercado. Por isso uma das vantagens que se apresenta é o “Conhecimento”, vantagem aliada a outras. A saber, gestão, administração dinamização...
tracking img