Governança De Ti: Uma Empresa Virtual Analisada Sob A Ótica Do Cobit E Do Itil

Páginas: 23 (5692 palabras) Publicado: 20 de enero de 2013
Governança de TI: uma empresa virtual analisada sob a ótica do COBIT e do ITIL
Eduardo Almansa Sortica EPUSP-LARC / SENAC SP email: eduardo.asortica @sp.senac.br Sérgio Clementi EPUSP – LARC / FSA email: sergio.clementi @fsa.br Tereza Cristina M. B. Carvalho EPUSP – LARC email: carvalho @larc.usp.br

Abstract
This paper has the purpose to present a practical guide to compare the InformationTechnology (IT) methodologies most used into corporate organizations worldwide. A case study is presented and analyzed through these methodologies. The aim is to identify characteristics that are the same or that are different among them, and how these methods can help to increase the control and automation level of corporate processes. Furthermore, has the objective to establish a relationshipbetween IT and administration/strategy processes.

Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar um comparativo prático entre as metodologias de gestão da Tecnologia da Informação (TI) mais utilizadas atualmente pelas empresas e analisar um estudo de caso sob a ótica destas metodologias. Busca identificar as semelhanças e diferenças destas metodologias e como elas podem ajudar a aumentar o graude controle e automação dos processos corporativos, relacionando a TI aos processos de gestão estratégica e administrativa de uma organização.

1 Introdução
É princípio básico de uma organização buscar a gerência dos seus processos internos e também a forma de comunicação destes processos com os seus fornecedores e parceiros de negócios, que podemos chamar de processos externos à organização.Isso visa identificar as interfaces entre esses processos, as responsabilidades das áreas da empresa, das pessoas e o desempenho esperado medido por indicadores e metas. Na maioria dos casos, tendo as interfaces definidas, as responsabilidades claras entre as áreas e a mensuração do desempenho, as empresas conseguem alcançar o objetivo final que é a melhoria dos serviços devido aos ganhos de rapideze produtividade. As empresas costumam chamar de sistema da qualidade ao conjunto de processos controlados e, muitas delas, possuem departamentos específicos, independentes, com a responsabilidade de tratar da melhoria contínua e evolução dos processos. Existem programas que atingem os vários níveis da organização, desde os processos produtivos de operação e manutenção até os processosadministrativos da controladoria e do jurídico. Além disso, para uma empresa de serviços, existem dois elos na cadeia de relacionamento que são os clientes e os fornecedores, não sendo possível à empresa dissociar seus processos da interação com seus consumidores e parceiros de negócio. Os acordos de nível de serviço são uma maneira de gerir essa interrelação.

O problema que se apresenta é justamente quea melhoria e evolução dos processos não têm fim, pois os negócios podem ser sempre melhorados nos requisitos de organização, eficiência e grau de automação. Para tanto, dependendo do porte e do perfil do negócio da empresa, existem, disponíveis no mercado, uma série de metodologias que norteiam ferramentas de sistemas e treinamentos de capacitação, e que prometem revolucionar o sistema de gestãoe a relação entre fornecedor – empresa – cliente. Entidades idôneas podem auditar e certificar empresas quanto à eficiência da aplicação de algumas destas metodologias. Como exemplos de metodologias disponíveis e largamente aceitas no mercado, podemos citar: o COBIT [ISACA 2000c] para gestão da TI inovando através da Governança Tecnológica e o ITIL [OGC 2002a] que padroniza uma série de processosoperacionais e de gestão também ligados a TI. O objetivo é criar uma sistemática padronizada suportada por processos, possivelmente automatizados, que seja entendida e que esteja ao alcance de todos numa organização, que possa ser replicada e, sobretudo, permita evolução. O conceito de Governança Tecnológica, do termo em inglês IT Governance, define que a TI é um fator essencial para a gestão...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Analise de uma noticia politica sob a ótica de um artigo
  • Analise Do Poema El Cisne
  • Análise Do Conto A
  • Dançando no escuro: uma análise crítica do capitalismo e do neoliberalismo.
  • Análise Do Conto A Causa Secreta
  • Empresas Que Usan El Do
  • Análise transnacional do sistema de avaliação e seleção do professorado universitário.
  • La Do Mi Do

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS