Gripe a

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 13 (3160 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 21 de febrero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Gripe A
Se lhe recomendaram uma máscara para a gripe A, a mais indicada é a cirúrgica impermeável, à venda nas farmácias.
Mais de 15 mil portugueses já contraíram a gripe A. Na maioria dos casos, as formas da doença são ligeiras e as pessoas infectadas já tiveram alta. Quem esteve doente fica imune e pode cuidar sem riscos de alguém infectado com o vírus.
O que é gripe A?
Trata-se de umadoença respiratória aguda, causada pelo vírus da gripe de tipo A. A taxa de mortalidade é, até à data, baixa e a doença demora entre 7 e 10 dias a desaparecer. Actualmente, há três subtipos: H1N1, H1N2 e H3N2. O surto, que surgiu em Abril de 2009 no México e nos Estados Unidos e se tem disseminado pelo Mundo, é causado por uma variante do H1N1.
Como se transmite?
Pode ser transmitido entre humanos.Contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da gripe. Entre humanos, a gripe A transmite-se como a gripe sazonal, através da tosse e espirros. O contágio pode também ocorrer ao tocar em objectos contaminados com o vírus e levar as mãos à boca ou nariz. Não se transmite pelo consumo de carne de porco ou seus derivados (por exemplo, chouriço). As elevadas temperaturas de cozeduraeliminam o vírus.
Quais os sintomas?
São semelhantes aos da gripe sazonal, ou seja, febre, dores no corpo e de cabeça, dificuldades respiratórias, como tosse, espirros e nariz a pingar. Por vezes, causa perda de apetite, náuseas, vómitos e diarreia.
Quais as medidas nas escolas?
Nos primeiros dias do regresso às aulas, as escolas organizam, para pais, alunos e profissionais, sessões deesclarecimento sobre as manifestações da doença, formas de transmissão e medidas para evitar o contágio.
Os alunos e profissionais com febre superior a 38ºC e sintomas gripais são encaminhados para salas de isolamento, até que alguém as venha buscar.
As medidas gerais de higiene, pessoais e do ambiente escolar são muito importantes para evitar a propagação da doença. Os professores devem ensinar os alunosa lavar frequemente as mãos, a cobrir a boca com lenço de papel quando tossem ou espirram, a evitar beijos, abraços e apertos de mão e a mexer nos olhos, nariz ou boca, se as mãos não estiverem lavadas.
A escola deve facilitar o acesso a lenços de papel e disponibilizar sabão líquido e toalhetes de papel nas casas de banho para secar as mãos. É preciso soluções de base alcoólica nos locais ondenão seja possível lavar as mãos. As superfícies em contacto frequente com mãos (por exemplo, puxadores, mesas, teclados e ratos de computadores) devem ser limpos regularmente com detergente habitual, já que o vírus pode permanecer activo várias horas em objectos contaminados. Os locais fechados como salas de aula, corredores e casas de banho devem ser arejados quando possível.
Os cuidados dehigiene devem ser redobrados nas creches, jardins-de-infância e no início do ensino básico, já que é mais difícil controlar as boas práticas de higiene das crianças. Os brinquedos e objectos que as crianças levam à boca devem ser limpos com maior regularidade com detergente, sendo passados por água, para evitar a ingestão de substâncias tóxicas.
Haverá linhas telefónicas para articular asAdministrações Regionais de Saúde e as Direcções Regionais de Educação e colocar os directores em contacto com médicos de saúde pública, para esclarecer eventuais dúvidas.
A todos, pede-se uma atitude vigilante e responsável. Perante uma criança com febre ou sintomas gripais, os pais devem ligar para a linha Saúde 24 (808 24 24 24). Não deve ir à escola e evitar locais públicos até que o médico esclareça sobreo seu estado de saúde. Para sair de casa, deverá usar uma máscara descartável.
O encerramento da escola apenas se colocará perante um risco real de propagação da doença, após diagnóstico confirmado em funcionários e alunos. Esta decisão cabe aos serviços de saúde locais.
No final de Setembro, será feito um balanço para saber se mais medidas são necessárias.
O que fazer se suspeitar que...
tracking img