Hidroelectrica

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 14 (3467 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 7 de marzo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
A construção de uma usina hidroelétrica causa efeitos positivos e negativos.
Quando um país decide construir um projeto de estas dimensões é porque sua população está acrescendo e precisa de mais energia elétrica.
O desenvolvimento de um projeto deste tipo implica o estudo e análise de uma quantidade de variáveis e agentes atuantes que serão afetados em caso que o projeto fosse aprovado.Dentro destas variáveis e agentes atuantes é importante ressaltar:

➢ Variáveis físicas: clima, qualidade da água, recursos, minerais e geologia.
➢ Variáveis bióticas: plantas e animais
➢ Variáveis socioeconômicas: atividades econômicas, condições de vida, patrimônio histórico e cultural, saúde e educação
➢ Comunidades indígenas.

De igual forma é preciso analisar novasvariáveis dependendo de cada bacia hidrográfica e de seu micro-entorno e macro-entorno.

De forma general qualquer usina que modifique o funcionamento de uma bacia hidrográfica e que poderá gerar impacto ambiental e sócio – econômico terá que atender esta metodologia:

1. Inventario de bacia hidrográfica: Estudo que define onde é possível construir novas usinas.

2. Autorização ao GovernoFederal para fazer estudos em a área:

➢ Estudos de engenharia ou estudos de viabilidade.
➢ Estudos de meio ambiente. EIA

3. Análise do órgão ambiental, licença previa (LP) Pelo Ibama e realização de leilão.

4. Detalhamento do projeto e medidas mitigadoras.

5. Licença de instalação (LI) inicio da construção e implantação de planos e programas do EIA6. Concessão de licença de operação LO do Ibama.

Em alguns casos, leilão para definir quem será o empreendedor responsável pela construção da usina

Una vez feito o EIA e preciso elaborar um relatório de impacto ambiental RIMA, em uma linguagem que toda a população possa entender.
Eu vou falar de um projeto que tem mais de 30 anos em seu planejamento e desenvolvimento. A usina hidroelétricade Belo monte é uma proposta muito interessante para a nação do Brasil. Os trabalhos deste projeto iniciaram no ano de 1975 com os estudos de Inventário Hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Xingu e desde issa data o projeto mostrou varias mudanças para diminuir os efeitos negativos que a construção da usina hidrelétrica poderia causar ao meio ambiente e às pessoas.

HIDROÉLETRICA DE BELOMONTE

A hidroelétrica BELO MONTE que seja construída no Rio Xingu, no estado Pará do Brasil, será a primeira usina do país e a terceira maior hidrelétrica do mundo depois da usina Chinesa três gargantas e da binacional Itaipu.

Esta usina que terá uma capacidade instalada de 11233 MW e um lago de 516 km2 poderá fornecer energia a uma população aproximadamente de 26 milhões de habitantes eseu custo de construção e estimado em R$ 19 bilhões.

Embora este projeto seja um de os melhores de Brasil, é evidente que existem alguns impasses com e desenvolvimento deste, já que alguns acadêmicos e ambientalistas defendem que a usina não é viável dos pontos de vista social e ambiental.

Ubicaçao
A barragem principal no Rio Xingu que formara o primeiro reservatório Xingu estará localizada40 km abaixo da cidade de Altamira.

A partir deste reservatório água vai se dividir por canais ate chegar 50 km águas abaixo de Altamira a um segundo reservatório dois canais.

O trecho do rio Xingue de 100 km de comprimento, formado por seu reservatório Xingu e a casa de força principal, se chamara Vazão Reduzida por ser o local onde será mantido um nível mínimo de água que possa garantira navegabilidade do rio e a vida aquática.

[pic]

BELO MONTE.
AHE, Aproveitamento Hidrelétrico.

O AHE Belo Monte fará parte do SIN – Sistema Interligado Nacional, um sistema que reparte energia elétrica a todas as regiões do Brasil. Desta forma em época de chuva o AHE Belo Monte estará gerando sua máxima capacidade de energia permitindo que as outras usinas elétricas mantenham seus...
tracking img