Howard gardner e o filme o som do coração

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1070 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 8 de junio de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
1.Introdução

Durante toda a sua história a psicologia vem apresentando concepções sobre a capacidade mental humana chamada inteligência, durante algum tempo a inteligência foi vista como estática capaz de ser sintetizada e medida através de um fator geral, um individuo que submetido a um teste apresentasse uma inteligência X seria inevitavelmente rotulado pelo resto da sua vida por talresultado. Com o tempo essa visão estática e monista foi dando lugar a uma visão mais plástica e pluralista onde a interação do individuo com seu meio seria capaz de se somar a inteligência.
Howard Gardner estudioso contemporâneo da inteligência humana partindo de uma concepção pluralista nos introduz em sua teoria das inteligências múltiplas, onde afirma e demonstra a existência de váriasinteligências que trabalham em conjunto mas diferem umas das outras em seu âmago. Tais inteligências são classificadas por critérios estabelecidos pelo próprio H. Gardner que em seus estudos com prodígios e indivíduos com dificuldades cognitivas pode perceber que mesmo em alguns casos onde certas habilidades estão altamente debilitadas outras se apresentam de forma excepcional e até mesmo prodigiosa.
Emseus estudos iniciais Gardner pode delimitar 7 inteligências diferentes sendo elas: linguística, musical, lógico-matemática, espacial, corporal-cenestésica, interpessoal e intrapessoal como o próprio Gardner salienta a definição dessas inteligências não significa que elas sejam as únicas existentes e qualquer capacidade que satisfaça aos critérios definidos pode se juntar ao escopo das inteligênciasmúltiplas.

2.”August Rush” sob o olhar da Teoria das Inteligências múltiplas

Será apresentada a seguir uma visão do filme “August Rush” de Kirsten Sheridan sob o olhar da teoria das inteligências múltiplas, o filme apresenta predominantemente a inteligência musical, mas como as inteligências não trabalham separadamente uma das outras podemos percebes e citar outras inteligências nascaracterísticas dos personagens.

2.1 O Filme

“August Rush” como um conto de fadas moderno conta história de Evan Taylor, menino prodígio no campo da música que foi separado de sua mãe antes mesmo de ter a oportunidade de conhece-la.
Evan Taylor, fruto de um encontro completamente casual entre Lyla Novacek e Louis Connelly foi separado de sua mãe pelo pai de Lyla, Thomas Novacek, antes que essarecobrasse a consciência do parto, Thomas então comunica a Lyla que o filho infelizmente não tinha sobrevivido quando na verdade Evan havia sido enviado para um abrigo. Louis Connely pai de Evan não chega a tomar conhecimento da gravidez de Lyla e impedido de reencontra-la vive sua vida com a frustração de não poder viver com o amor de sua vida e assim como Lyla se torna incapaz de exercitar oseu maior dom, a música.
Sem se preocupar com a realidade ou com a intensão de surpreender o expectador “August Rush” narra a forma como Evan usando de sua prodigiosidade e sensibilidade musical retorna ao encontro de seus pais também sensíveis e prodigiosos músicos, passando por dificuldades e obstáculos.

2.2 A teoria no filme

Como já foi citado anteriormente o filme apresenta como carrochefe a inteligência musical e praticamente todos os personagens lidam de forma especial com essa inteligência, Evan, Lyla, Louis, Wizard, Arthur X, até mesmo o Sr. Jeffrey que trabalha no serviço tutelar apresenta uma certa inteligência musical que não fica claro no filme se é exercitada.
Evan como personagem principal é o que tem a inteligência musical em nível mais avançado, apresenta umaincrível capacidade de assimilação a sons, ritmos, melodias e tem o que se pode chamar de ouvido absoluto e em seu primeiro contato com um instrumento musical já consegue colocar isso em pratica, em contrapartida nota-se uma grande dificuldade interpessoal certa dificuldade em entender e assimilar expressões, ironias e de perceber o que as atitudes das pessoas realmente querem dizer
Lyla mãe de...
tracking img