Idade média

Páginas: 2 (481 palabras) Publicado: 4 de junio de 2011
Ciências Sociais

Engenharia
2010-2011

2º Exercício

Aluno:
Número:

A Idade Média (476-1453) marcou uma série de mudanças na sociedade, algumas das quais sentimos ainda hoje os seusimpactos. Conhecido também como “Idade das Trevas” este período histórico concretizou sistemas políticos e iniciou o processo que suscitou a efectivação das bases do Capitalismo. Além disso, a IdadeMédia foi marcada também pela construção de concepções ideológicas que serviram para introduzir o Homem no contexto social e filosófico da humanidade.
A Igreja Católica, além de possuir o domínioterritorial em grande parte da Europa, tinha também o poder de estabelecer os critérios e os rumos para a pesquisa científica. Praticamente todo o pensamento científico da Idade Média estava subordinadoaos interesses da religião. Para solidificar a sua ideologia religiosa a Igreja difundia a teoria teocêntrica, onde defendia que Deus seria a explicação para a origem e o destino dos seres humanos, porexemplo. O Homem estava submetido ao poder de Deus, enquanto este guiava o rumo de sua vida. Sempre colocado pela religião em segundo plano, o Homem era um agente passivo mediante o poder divino queconcretizava alianças monárquicas e militares e incitava a caça aos hereges.
Todo este poder exercido pela Igreja foi, ao longo dos anos, ganhando força, enquanto espalhava os seus domínios pelocontinente Europeu. Entretanto, quando as bases do sistema feudal começavam a ruir, movimentos revoltosos de camponeses eclodiam em alguns pontos da Europa. Começariam a surgir questionamentos sobre oTeocentrismo e o Homem passava então a pensar o mundo sob o ponto de vista Humanista.
A teoria Humanista veio surgir somente no início do século XIV quando o italiano Francesco Petrarca (1304-1374)colocou o Homem como centro de toda a acção e como agente principal no processo de mudanças sociais. Essa posição de alguns pensadores causou impactos na Igreja. No entanto, o Humanismo em nenhum...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Idade Media
  • Idade Media
  • literatura idade media
  • Idade Média: Mulher
  • Terceira Idade
  • Contexto Historico Galego na Idade Media
  • Tarea 2 De Contabil Idad
  • Planeamiento De La Capac Idad

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS