Iguais e diferentes

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1105 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 22 de febrero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
O V Capitulo do livro Iguais e Diferentes- Poderemos viver juntos? Faz uma abordagem da multiculturalidade.
Segundo o autor a dicotomia sujeito/ indivíduo está na base do conceito que ao longo dos tempos se teve da sociedade.
Para melhor se compreender este problema o autor divide o seu trabalho em temas como;
A Sociedade Multicultural, Os limites da Tolerância, O Comunitarismo, Definições, Oencontro de Culturas, O Parentesco das Experiências Culturais, A Recomposição do Mundo, Mulheres e Homens, As Políticas da Identidade, A Integração dos Imigrados, A Etnicidade A Democracia Cultural.
A Sociedade multicultural – Nas sociedades modernas os indivíduos só conseguem viver como Sujeitos se adquirirem uma identidade cultural de acordo com as «leis, instituições e formas de organizaçãosocial» e só desta maneira conseguiremos viver juntos com as nossas diferenças. As leis e instituições devem elaborar e fazer aplicar as normas mais importantes: o direito e a educação. O direito ficará a cargo dos juristas, mas a educação tem andado ao sabor da economia. Não se pode admitir que as ideologias e as políticas comunitaristas ou que a ideologia neoliberal que torna as sociedades emmercados e redes globalizadas e é então que o Sujeito pessoal, a sua resistência, as suas esperanças e os seus fracassos deverá estar no centro da análise e da acção. Não se pode admitir que a sociedade, as suas necessidades, as suas funções e a sua consciência tratem desta problemática.
Os limites da tolerância - Unificarem culturalmente a sociedade e impor um padrão a seguir é o propósito dospoderes totalitários, mas compete ao Sujeito impor a sua liberdade de opinião e tolerância cultural. O autor faz uma retrospectiva do que, através dos tempos e em diversos países e de acordo com as correntes filosóficas, se encarava e vivia este assunto
Os interesses de cada grupo étnico, por mais diversos que sejam, deverão consertar, de feição, a homogeneidade de pensamento e da diversidade dosinteresses de cada grupo.

A tolerância Cultural será a identificação desta diversidade de culturas e das relações de supremacia que há entre os diversos interesses, considerando que estes dois componentes têm a sua respectiva importância. O reconhecimento destes dois elementos é muito importante.
= Comunitarismos – partindo do princípio que o comunitarismo é uma ideologia que dá mais importânciaao direito da maioria de tomar decisões que influenciam a minoria, uma energia política ou uma movimentação cultural geram, intencional e propositadamente, uma comunidade em detrimento daqueles que fazem parte de uma outra cultura ou de uma outra sociedade, ou até desaprovam o poder instituído.
O autor depois de ter percorrido a história de como era vista a multicularidade pela sociedade(democracias Ocidentais, nacionalismo cultural, industrialização e outras) chega á actualidade onde sempre que o poder se apodera da vida cultural depois da vida económica, as culturas intimidadas reclamam a sua especificidade ou a sua superioridade.
Em suma convenhamos que o multiculturalismo não se pode separar totalmente do espaço cultural nem do espaço cultural mundial, mas deve procurar a combinaçãodas diversidades culturais com a génese e a divulgação dos bens culturais.
Definições – Todos os indivíduos têm direito á igualdade e liberdade, daí não devem ser ultrapassados por nenhum poder ou por nenhum código jurídico, como os direitos culturais, os direitos políticos e a liberdade de expressão e de escolha.
Apesar de todos termos os mesmos direitos, há relações de igualdade e dediferença, que devem ser combinadas para se viver em democracia. Há várias formas de as combinar.
O encontro de culturas – Antes de começar este tema será necessário perceber o multicuralismo e a percepção que deste assunto se teve em várias sociedades, de acordo com as ideias que predominavam então.
Houve quem visse este problema defendendo a sociedade em que há grupos dominados e dominadores, quem...
tracking img