Influencia da religiao nas relações conjugais

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 11 (2502 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 21 de diciembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
A Influência da Religião nas Relações Conjugais em Portugal

Catarina Samuel, GHA2, 28346; Débora Poço, GHA2, 28449;
João Mateus, GHA2, 28125; Matilde Vasconcellos, GHA2, 28477;
Zahra Amade, GHA2, 67366
catarinaps_@hotmail.com; deborah_damasceno@hotmail.com;
joaohcmateus@gmail.com; matildelobo@gmail.com; zahra.amade@gmail.com

ISLA Campus Lisboa

Resumo

Este estudo pretendedeterminar a influência da prática e do compromisso religioso na qualidade das relações conjugais em Portugal. Serão inquiridos 8350 indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos, que estão ou estiveram numa relação amorosa em simultâneo com a prática religiosa – 7000 católicos, 600 testemunhas de jeová, 500 evangélicos e 250 muçulmanos (significância de 99%) – através daadministração de questionários à porta dos locais de culto (Igrejas, Salões, Assembleias e Mesquitas). Será utilizada uma escala Likert de 5 pontos – Religiousness Scale (STRAYHORN, WEIDMAN & LARSON, 1990) e será elaborado um questionário – Níveis de Compromisso Amoroso (SAMUEL, POÇO, MATEUS, VASCONCELLOS e AMADE, 2011).
Com a obtenção dos resultados será possível determinar a percentagem desucesso e insucesso das relações conjugais sob influência da prática religiosa, nos dias de hoje. Num país que se afirma maioritáriamente crente é pertinente perguntar: qual a influência da religião nas relações conjugais?

Palavras-Chave: Religião, Relações Conjugais, Compromisso Religioso, Compromisso Amoroso, Filiação Religiosa
Introdução

Nos dias de hoje é consensual a perda de algunsvalores morais na sociedade e existe alguma facilidade na troca de parceiro. Todas as relações têm os seus altos e baixos e todos os casais têm ou tiveram pontos de discórdia. Um dos factores destabilizadores de uma relação poderá ser a divergência de opiniões religiosas. Sendo uma das partes crente e praticante de uma religião, ou ambos, mas de religiões diferentes, o compromisso religioso pode serfactor condicionante de um bom ou mau funcionamento e afectar negativamente – ou mesmo levar ao fim – uma relação amorosa.

Relações Conjugais
Relação Conjugal é a união estabelicida entre duas pessoas com o propósito de uma vida em comum. Esta união é distinta da vida social ou da relação social. As pessoas unidas chamam-se cônjuges. Os cônjuges devem partilhar interesses em comum e a suarelação pode ou não incluir vida sexual e esta pode ter uma função de procriação ou apenas puro prazer. Também pode ter ambas as finalidades - é uma decisão do casal.
A qualidade da relação depende do nível psicológico do casal e da forma como interagem e gerem as decisões em comum. (ÁVILA, 1972)

Teoria de Sternberg
As sete formas de amor são baseadas na Teoria Triangular do Amor criada pelopsicólogo Robert Sternberg. O autor defende que o amor depende da combinação de três componentes: intimidade, paixão e compromisso. A intimidade diz respeito à presença de felicidade, do respeito mútuo, da capacidade da pessoa se entregar a outra, do apoio emocional, entre outros. A paixão está relacionada com o desejo físico e sexual e dá ideia de uma união com muita excitação. E por último, o compromissorefere-se ao compromisso de amar e à decisão de manter uma relação duradoura. Durante o desenvolvimento de uma relação estes três elementos podem aparecer em maior ou menor grau, o que faz com que de acordo com a presença ou inexistência de cada um destes pilares/elementos temos as seguintes combinações de sentimentos: Amizade – descreve as amizades verdadeiras onde uma pessoa se senteconfortável e próxima de outra, embora não haja qualquer tipo de paixão ou compromisso de longa duração; Paixão – este sentimento é conhecida como o “amor à primeira vista” e é descrito como sendo algo forte, maravilhoso, mágico e que pode até parecer único. Contudo este é um sentimento que pode desaparecer rapidamente; Amor vazio – ocorre em casamentos onde não há nem paixão, nem intimidade, apenas um...
tracking img