Ing en sistema

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 19 (4599 palabras )
  • Descarga(s) : 9
  • Publicado : 9 de julio de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
1

Introdução
.NET é a estratégia da Microsoft para fornecer software como um serviço. Ela foi criada para resolver uma série de problemas que surgem quando se desenvolve software para a Internet. Basicamente o que se pretende com a plataforma .NET é uma maior integração entre os diferentes tipos de dispositivos que existem hoje em dia, como é o caso dos PDAs, telefones inteligentes, pagers,laptops e qualquer outro tipo de dispositivo que tenha condições de acessar a Internet.

.NET Framework
É um ambiente para a construção, implantação e execução de serviços Web e para outros tipos de aplicações. O ASP.NET (Active Server Pages .NET) faz parte do .NET Framework, o que o torna ideal para o desenvolvimento de aplicações Web. É fácil de configurar, pois não requer configuração doregistro do Windows. Além disso, os executáveis .NET estão perfeitamente adaptados para rodar na Internet, pois são pequenos, seguros, possuem vários recursos já encontrados no Windows, como, por exemplo, arrastar e soltar, clique com o botão direito etc. O ASP.NET gera páginas HTML que são adaptadas para serem visualizadas em todos os browser existentes, eliminando assim a necessidade de criar váriasversões de uma determinada página. O .NET Framework se divide em três partes: o Common Language Runtime (CLR), as classes Framework e ASP.NET.

Common Language Runtime (CLR)
É o mecanismo responsável pela execução das aplicações .NET Framework. O C# suporta CLR, assim como outras linguagens que fazem parte do Visual Studio. O código gerado pelo compilador, para o suporte CLR, chamamos decódigo gerenciado. A seguir, listamos alguns benefícios que o CLR nos proporciona: • Gerenciamento automático de memória.

13

ASP .NET com C# – Curso Prático
• Verificação de segurança de tipos. • Gerenciamento de exceções. • Segurança aprimorada. • Acesso a Metadados.

Linguagem Intermediária
O compilador do C# não gera código nativo, mas sim Linguagem Intermediária (IL). IL é independente deplataforma, assim só precisamos de um compilador para converter código IL em código nativo na máquina-alvo. O IL, assim como os Metadados (utilizados para representar informações utilizadas pelo CLR), é colocado em um arquivo chamado Portable Executable (PE), que pode ter a extensão DLL ou EXE.

Jiter
O Jiter compila o IL em código nativo na primeira vez em que o código é executado. Porexemplo, se o nosso programa compila um determinado método, haverá compilação somente na primeira vez em que o método for executado. As chamadas seguintes utilizarão o código nativo. Imagine, por exemplo, que você tenha uma classe com cinco métodos; quando você chamar o primeiro método, somente este será compilado, e quando precisar de outro método, este também será compilado. Chegará um momento quetodo o IL estará em código nativo. Cada arquitetura poderá ter seu próprio Jiter associado a um sistema particular, permitindo assim que um código IL possa executar em múltiplos tipos de sistemas.

Garbage Collection
É um mecanismo que descarta de forma automática os objetos que não são mais utilizados por uma aplicação. Isso deixa o programador mais tranqüilo, já que não precisará se preocuparcom o gerenciamento de memória utilizada pela aplicação, pois o CLR detecta quando o programa não está mais usando essa memória e a recicla automaticamente.

Conheça um pouco mais sobre o ASP.NET
Não sei se você já percebeu, mas a maior parte das páginas Web nos dias de hoje possui algum recurso do ASP. É só visitar uma livraria virtual ou algum outro tipo de site, como os de comércio eletrônico,e logo percebemos que a página que estamos vendo naquele momento foi gerada por um script ASP.

14

Capítulo 1 – Introdução
Em função da grande quantidade de programadores que utilizam ASP em seus projetos, o ASP.NET foi projetado para que funcione na mesma máquina onde estamos executando scripts ASP, lado a lado, sem um interferir no que o outro está fazendo. Além disso, você até pode...
tracking img