Ingeniero

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1404 palabras )
  • Descarga(s) : 7
  • Publicado : 26 de junio de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
ENGENHO NOVO

TECNOLOGIA LTDA.

TRATAMENTO DE CALDO FILTRADO POR FLOTAÇÃO ENGENHO NOVO

1. Introdução O reciclo do caldo filtrado é um dos maiores responsáveis pela sobrecarga e o baixo desempenho de um sistema de tratamento de caldo, tendo como conseqüência principal o comprometimento da qualidade do produto. Isso ocorre pois o caldo filtrado reciclado para o tratamento de caldo representaum aumento médio de 10 a 25% na vazão de caldo alimentada para o tratamento, assim como uma carga adicional de impurezas de 30 a 60%, em comparação ao caldo misto. Para piorar ainda mais este quadro, no filtro a vácuo as impurezas mais finas e, por conseqüência, mais problemáticas para a decantação, seguem, preferencialmente, no caldo filtrado. E ainda mais, ao retornar para a decantação, o caldofiltrado é submetido novamente à longa seqüência do processo, favorecendo em muito a contaminação, a inversão de açúcares e a produção de compostos orgânicos que irão aumentar a cor do açúcar final ou prejudicar a fermentação alcoólica. Tais fatores adversos podem ser reduzidos com a introdução de uma unidade de clarificação de caldo filtrado por flotação, possibilitando ainda um significativoaumento na capacidade do sistema de decantação existente, e uma melhora na qualidade da matéria-prima e no desempenho da etapa de filtração. O Processo de Flotação de Caldo Filtrado ENGENHO NOVO é uma alternativa segura, eficiente e econômica ao retorno do caldo filtrado para a decantação. Esse processo, consiste na instalação de uma pequena unidade de flotação de caldo filtrado que transforma essecaldo em um produto com qualidade igual ou superior a obtida nos melhores decantadores, podendo, portanto, ser enviado diretamente para a evaporação ou a fermentação. O processo compreende as etapas de microfloculação, aeração com ar atmosférico no Sistema AIR-JET, macrofloculação, e separação das impurezas. Dependendo do destino do caldo flotado, podem ser utilizados diferentes insumos. Nessesentido, cabe ressaltar que a flotação de caldo filtrado não origina um maior consumo de produtos químicos, uma vez que o consumo de produtos na decantação pode ser reduzido proporcionalmente.

1

ENGENHO NOVO

TECNOLOGIA LTDA.

2. Conseqüências Diretas do Reciclo do Caldo Filtrado As Fig. 1 e 2 ilustram o efeito que se tem sobre o caldo que alimenta o tratamento de caldo com o reciclo docaldo filtrado diretamente para a decantação (sem considerar problemas adicionais indiretos como os que foram mencionados no parágrafo anterior). A Fig. 1 mostra a vazão de caldo filtrado reciclada para a decantação em função do teor de impurezas no caldo misto, para várias eficiências do sistema de filtração. Por exemplo, para um caldo misto típico com 3%v/v de impurezas e numa condição deeficiência de filtração de 70%, a vazão de caldo filtrado reciclada para a decantação corresponde a 13% da vazão de caldo misto. No caso de um teor de impurezas no caldo misto de 5%v/v, esta vazão chega a cerca de 23% da vazão de caldo misto.

Vazão de Filtrado/Vazão de Misto (%)

35 30 25 20 15 10 5 0 0 1 2 3 4 5 6 Eficiência da Filtração:
60 % 65 % 70 % 75 % 80 % 85 %

Impurezas no Caldo Misto(%v/v)

Figura 1 - Razão Vazão de Caldo Filtrado/Vazão de Caldo Misto em Função do Teor de Impurezas no Caldo Misto para Diferentes Eficiências do Sistema de Filtração de Lodo.

A Fig. 2 quantifica a carga de impurezas que é reciclada para a decantação junto com o caldo filtrado. Observe que o reciclo de impurezas depende exclusivamente da eficiência da filtração e, para valores da eficiência defiltração da ordem de 70-75%, este reciclo corresponde a algo entre 35 e 45% das impurezas originalmente presentes caldo misto. Em outras palavras, aproximadamente 40% das impurezas que foram alimentadas ao processo com o caldo misto retornam para o decantador com o reciclo do caldo filtrado.

2

ENGENHO NOVO
Impurezas Filtrado/Impurezas Misto (%)
70 60 50 40 30 20 10 60 65

TECNOLOGIA...
tracking img