Inginiera en comercio internacional

Páginas: 9 (2099 palabras) Publicado: 6 de diciembre de 2010
Problemática do Desenvolvimento Regional e Análise Regional
Métodos de análise regional: a importância do desenvolvimento e a sua aplicação

• Objectivo, importância e forma de “construção/classificação” das regiões:
De acordo com Simões Lopes (2001) podemos distinguir dois tipos básicos de regiões: as regiões formais – áreas geográficas dotadas de relativa homogeneidade em função deatributos ou variáveis, físicos, económicos, sociais e políticos; e as regiões funcionais – áreas geográficas dotadas de coerência funcional, com intensas interacções de ordem económica. A construção de regiões funcionais torna-se útil quando devemos caracterizar o funcionamento das mesmas e as relações económicas que se mantém entre os pólos e a área envolvente. Uma desvantagem centra-se no facto de nãotomar em consideração os aspectos que podem dar identidade a uma região, dificultando os objectivos de análise (cit. M. R. Bernardo). Na base da definição de regiões funcionais estão preocupações associadas à natureza e intensidade das interacções de ordem económica, em regra identificadas no espaço por pólos (industriais), nós (de comunicação) ou centros (de serviços), “pontos” de elevadaintensidade de relações. Na definição de regiões formais dominam preocupações de homogeneidade. Sendo assim, emergem dois critérios fundamentais para a definição de regiões: o critério da homogeneidade e o critério da polarização. Mas, segundo o autor, um terceiro critério será necessário – o critério de política, planeamento devendo as regiões-plano revelar coerência ou unidade perante decisões depolítica económica (Boudeville, cit. por S. L. 2001: 33)
Uma região polarizada é uma área na qual as relações económicas internas são mais intensas do que as relações mantidas com regiões exteriores a ela, isto, porque existe uma relação de dependência muito forte das áreas envolventes relativamente aos serviços que existem no pólo ou lugar central, em detrimento das outras relações. É caracterizadapor ser um espaço diferenciado e funcionalmente integrado através de fluxos. Estes fluxos podem referir-se a dados relativos a comunicações (contactos telefónicos e transportes); os movimentos da população, a transacções comerciais entre outras. (cit. M.R. Bernardo)
As regiões-plano são regiões definidas segundo critérios de política, planeamento ou programação, ou seja, que respeitam não sócritérios de homogeneidade, mas também critérios de polarização, pelo que se baseiam em pólos de crescimento. Para esta definição vamos ter como preocupação a uniformidade relativa ou homogeneidade face a determinados atributos, mas também é importante dar atenção às relações que se estabelecem no interior da região e com as regiões exteriores a ela. Temos uma “mistura” de região formal com regiãofuncional. (cit. M. R. Bernardo)

• Exemplos de variáveis que podem servir de base à “construção/classificação” das regiões:
A construção das regiões formais pode ter por base atributos físicos; económicos; sociais; e políticos. Alguns exemplos concretos: clima; distribuição de espaços vegetais; movimentos migratórios; crescimento fisiológico; natureza das actividades económicas; recursosprodutivos; nível de rendimento per capita; e comportamentos sociais (cit. M.R. Bernardo).
A delimitação de regiões funcionais envolve o agrupamento de unidades geográficas contíguas que revelem um grau de interdependência elevado. A uniformidade relativa deixa de ser preocupação para passar a ser central o fluxo e as relações de interdependência. (cit. por S.L, 2001: 36,37)
No caso das regiõespolarizadas é necessária a utilização de um número de variáveis superior (relativamente às regiões homogéneas), dado ser difícil avaliar o grau de integração interna utilizando um só indicador. Regra geral são dois os tipos de abordagens realizadas: a análise de fluxos com os quais se pretende avaliar as acções empreendidas pelos sujeitos e a utilização de modelos para avaliar o que teoricamente...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Comercio internacional
  • Comercio internacional
  • Comercio internacional
  • Comercio internacional
  • Comercio internacional
  • Comercio Internacional
  • Comercio internacional
  • Comercio Internacional

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS