Ipc pensamento cientifio

Páginas: 9 (2042 palabras) Publicado: 20 de agosto de 2012
Disciplina: Introdução ao Pensamento Científico
Professora: Silvia P. Barbosa


Unidade I: Introdução


A especificidade do conhecimento científico


Sabemos que a ciência, tal como a conhecemos, isto é, como uma forma de conhecimento rigorosa e que faz necessariamente uso de experimentos (testes das mais variadas ordens, fundamentais para a comprovação das hipóteses científicas), éuma criação histórica: surge na modernidade, mais especificamente no século XVI, com grandes cientistas como Galileu, Copérnico, entre outros, que promovem, com suas descobertas, a Revolução Científica. Tais teóricos são os primeiros a fundamentar (isto é, comprovar, validar) suas afirmações utilizando-se de experimentos. Nas épocas históricas anteriores, a saber, na Antigüidade e na Idade Média, osteóricos (fundamentalmente filósofos) não dispunham de experimentos que servissem de comprovação para que pudessem distinguir o verdadeiro do falso. Podemos citar inúmeros exemplos: os “cientistas” da Grécia Antiga acreditavam ser a depressão causada por desequilíbrios em um componente de nosso corpo chamado “bile negra”, e comer manjericão seria suficiente para sanar este desequilíbrio;Aristóteles, grande filósofo grego do século V a.C., ainda que tenha feito várias descobertas em biologia que até hoje consideramos verdadeiras, afirmava que os peixes nasciam do lodo que se acumulava junto das pedras; durante toda a Idade Média acreditou-se ser a Terra o centro do universo, e serem os seres humanos advindos de Adão e Eva; entre outros exemplos. Hoje em dia, com o auxílio de testes dasmais variadas ordens e nos mais variados campos, podemos comprovar serem falsas tais afirmações mencionadas acima.
Entretanto, ainda que apontemos o caráter experimental como sendo primordial na ciência, a mesma não é infalível, e está sujeita a erros e lacunas. Leis científicas que acreditávamos serem verdadeiras até certo tempo estão sendo falsificadas através de outros experimentos, maismodernos e complexos. Isto acontece justamente devido ao avanço tecnológico, que permite ao homem desvendar cada vez mais o mundo que o cerca, em um processo infindável de crescimento e progresso. A ciência, portanto, além de experimental, é também progressiva e se complexifica a cada momento. Novamente inúmeros exemplos podem ser citados: algumas teorias de Newton foram superadas por Einstein; sabemoshoje que a reposição hormonal pode não ser tão eficaz para mulheres na menopausa; alguns cientistas, ainda no século XIX d.C., afirmavam ser o homossexualismo um distúrbio não só psíquico mas também biológico, e sabemos que tal afirmação é infundada; historiadores contemporâneos comprovaram que Tiradentes não desempenhou papel central na Inconfidência Mineira, tal como acreditávamos e aprendemos naescola; etc.
Por fim, temos também outras duas características fundamentais do conhecimento científico: seu caráter de utilidade prática, ou de aplicação prática imediata, o que leva alguns, erroneamente, a acreditar ser este o único conhecimento válido; e seu caráter fragmentado, na medida em que a ciência se divide em vários campos específicos (biologia, economia, história, adminstração,matemática, etc., etc.), cada qual responsável por abordar um aspecto determinado e distinto da realidade.


-> Diferenças entre a ciência e outros dois tipos de conhecimento

I) Senso Comum
É a primeira e mais rústica forma de relação do homem com o mundo que o cerca. Pode-se dizer que as concepções de senso comum estão presentes em todas as épocas históricas e em todos os grupos sociais, dosmenos desenvolvidos aos mais desenvolvidos, justamente por ser a primeira resposta que nós, seres humanos, somos capazes de apresentar para os problemas que nos afligem. Quando nos vemos diante de um novo fato, de uma nova circunstância, e ainda não dispomos de conhecimentos mais complexos (como aqueles fornecidos pela Filosofia e pela ciência) para compreendê-los, nos guiamos essencialmente...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • pensament
  • Pensament
  • El ipc
  • IPC
  • El IPC
  • IPC
  • IPC
  • el ipc

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS