Jima

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 20 (4969 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 2 de diciembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
FISIOLOGIA ANIMAL
Prof. Juliana Nazaré Alves

• O anatomista britânico William Harvey descreveu a circulação sangüínea no século XVII, iniciando a fisiologia experimental. • William Harvey (Londres 1578 – 1657) foi um médico britânico que pela primeira vez descreveu corretamente os detalhes do sistema circulatório do sangue ao ser bombeado por todo o corpo pelo coração.

William Harvey • A fisiologia moderna nasceu no século XVI e a primeira contribuição se deve a Miguel Servet (1511 – 1553) que estudou a circulação pulmonar. Até esse momento, a ciência fisiológica estava apoiada nas concepções puramente teóricas do médico grego Galeno: admitia-se, por exemplo, uma comunicação entre os dois ventrículos do coração por meio de invisíveis canais. • Servet, juntamente com Vesálio -contra essa concepção, e demonstrou que não há mistura de sangue entre os dois ventrículos.

Campos da Fisiologia Alguns aspectos do funcionamento dos animais estudados pela fisiologia: • • • • Respiração Circulação Reprodução Digestão

Respiração Na linguagem vulgar, respiração é o ato de inalar e exalar ar através da boca , das cavidades nasais ou pela pele e pelo pé para se processarem astrocas gasosas ao nível dos pulmões. Do ponto de vista da fisiologia, respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente.

Respiração celular O processo básico da respiração é a oxidação da glicose, que se pode expressar pela seguinte equação química: C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia a) Respiração aeróbia b) Respiração anaeróbia Respiração cutânea • Os animais de respiração cutânea precisam ter o tegumento (epiderme ou pele) constantemente humedecidos, uma vez que o oxigênio e o dióxido de carbono só atravessam membranas quando dissolvidos. Portanto, esses organismos só podem viver em ambientes aquáticos e em ambientes terrestres muito húmidos. • Entre as células que formam a sua epiderme, há algumas especializadas naprodução de um muco. Esse muco espalha-se sobre o tegumento, mantendo-o húmidos e possibilitando as trocas gasosas.

Circulação Em geral, circulação refere-se ao movimento de um fluido ao longo de uma curva fechada. Em biologia, circulação refere-se ao movimento do sangue através do coração e dos vasos sangüíneos.

O sangue Composição básica → 45% de elementos figurados (células): Hemácias,leucócitos e plaquetas. → 55% de plasma (substância intercelular).

Plasma → Composição: 90% de água; proteínas (anticorpos, de coagulação como fibrigênio); nutrientes (glicose, aminoácidos, ácidos graxos); excretas (uréia, ácidos úricos, amônia); hormônios (testosterona, adrenalina); Sais/Íons (sódio +); gases (CO2).

Hemácias → Tem como função transportar oxigênio e uma pequena parte deCO2, pela hemoglobina. Nos mamíferos são anucleados e por causa disso não tem vida longa (cerca de 120 dias); já que ele serve como “manual de instrução” ao qual o ribossomo consulta para montar as proteínas, como não tem como isso acontecer, ela morre. → São produzidas na medula óssea vermelha.

Leucócitos → Tem função imunológica. Em geral, quando se tem de 20 a 30 mil é preocupante, já quesignifica que há um problema / infecção que está fora de controle. → Eles são feitos por ordem dos linfócitos (comandam a resposta imune pelos plasmócitos). → 60% Neutrófilos e 30% Linfócitos. A AIDS não mata ninguém, ela destrói o linfócito, fazendo com que não haja anticorpos e que qualquer infecção seja destrutiva.

Plaquetas → São fragmentos de células da medula óssea. Não se reproduzem ealgumas possuem núcleos. → Tem função de fazer a coagulação sanguínea.

Reprodução Reprodução, em biologia, refere-se à função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à sua espécie.

• Todos os organismos vivos resultam da reprodução a partir de organismos vivos pré-existentes, ao contrário do postulado pela teoria da geração espontânea. • Os métodos...
tracking img