Jose saramago conto

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 10 (2439 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 6 de junio de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
JOSE SARAMAGO

Vilma Méndez – 4to Nivel

Conteúdo
BIOGRAFIA  RESUMO DO CONTO


Biografia
José Saramago nasceu na freguesia de Azinhaga (Golegã município no bairro central do Ribatejo, Portugal), perto do rio Tejo, a 120 km a nordeste de Lisboa [2]. Seus pais eram José de Sousa e Maria da Piedade, numa família de camponeses sem terra e de baixa renda. Esta fonte marcaria profundamentea tendência da natureza e político-teórica do autor. O apelido do pai da família foi Saramago ("rúcula" em espanhol, o nome de uma erva selvagem da família crucíferas.) A criança deveria ter sido chamado José Sousa, mas o secretário fez um "lapso de escrita" (erro material) e teve como José Saramago ", embora alguns dizem que foi uma brincadeira do funcionário, conhecido por seu pai. O registooficial mencione o 18 de novembro, mas foi 16. Em 1925, a família de Saramago mudou-se para Lisboa, depois de uma breve estadia na Argentina, onde seu pai começou a trabalhar para a polícia. Poucos meses após a mudança, a morte de seu irmão Francisco, dois anos mais velho. Em 1934, na idade de 12 anos, ele entrou em uma escola industrial. Naqueles anos, incluindo estudos técnicos contidosdisciplinas humanistas. Em textos livres Saramago esses anos foi encontrado com os clássicos. Mesmo em seus últimos anos ele ainda podia recitar alguns desses textos. Embora Saramago era um bom aluno, era incapaz de terminar os estudos porque seus pais não podiam mais pagar a escola, de modo a manter a sua família Saramago trabalhou por dois anos em uma mecânica de ferreiro. No seu primeiro emprego foiserralheiro mecânico, tendo depois exercido diversas outras profissões, a saber: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance ("Terra do Pecado"), em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou comocrítico literário na Revista "Seara Nova". Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do Jornal "Diário de Lisboa" onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do "Diário de Notícias". Saramago faleceu no dia 18 deJunho de 2010,[4] aos 87 anos de idade, na sua casa em Lanzarote onde residia com a mulher Pilar del Rio, vítima de leucemia crónica.[5] O escritor estava doente havia algum tempo e o seu estado de saúde agravou-se na sua última semana de vida. O seu funeral teve honras de Estado, tendo o seu corpo sido cremado no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa..

José Saramago foi conhecido porutilizar um estilo oral, coevo dos contos de tradição oral populares em que a vivacidade da comunicação é mais importante do que a correcção de uma linguagem escrita. Todas as características de uma linguagem oral, predominantemente usada na oratória, na dialéctica, na retórica e que servem sobremaneira o seu estilo interventivo e persuasivo estão presentes. Assim, utiliza frases e períodos compridos,usando a pontuação de uma maneira não convencional; Os diálogos das personagens são inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, de forma que não existem travessões nos seus livros. Este tipo de marcação das falas propicia uma forte sensação de fluxo de consciência, a ponto do leitor chegar a confundir-se se um certo diálogo foi real ou apenas um pensamento. Muitas das suas frases (i.e.orações) ocupam mais de uma página, usando vírgulas onde a maioria dos escritores usaria pontos finais.

Obra

Da mesma forma, muitos dos seus parágrafos ocupariam capítulos inteiros de outros autores. Por isso, se o leitor se habituar ao o seu estilo, a sua leitura é muito agradável, pois o seu ritmo está muito próximo da eloquência oral do Povo Português.[3] Estas características tornam o...
tracking img