Juan

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (339 palabras )
  • Descarga(s) : 4
  • Publicado : 5 de junio de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
UIRAPURÚ
Em uma tribo do tronco tupi no amazonas, havia duas lindas índias, uma chamava-e Cerecê e a outra chamava-se Uirá.
As duas disputavam o amor de um mesmo homem, um valente guerreiro cujonome era Ipadi, índio este que era cacique de sua tribo.

Mas o cacique não podia casar com as duas índias, tupã determinou que o cacique deveria escolher uma das duas índias para realizar omatrimônio, Ipadi escolheu então Cerecê, ficando Uirá sozinha e entristecida com a escolha de seu amado.
Uirá chorou tanto, mas tanto, que o deus tupã compadeceu-se de sua imensa tristeza e transformou-a emum pássaro com cantos de amor, chamado Uirapuru.

Dificilmente vemos o uirapuru, mas ouvimos com freqüência seu canto inédito. Único do mundo, misteriosa ave de canto lendário, quando o uirapurucanta, todas as outras aves ao redor se calam e quem ouvir sentirá muita paz. Poucos dizem ter conseguido ver e ouvi-lo cantando, porém descrevem sua plumagem de formas diferentes, confirmando assimuma Lenda que diz, “quando ele permite que o vejam”, aparece sempre disfarçado para confundir com outras aves.
[pic]

URUÁ PEARA
PAJÉ: curandeiro  e  feiticeiro  da  tribo
Esta lenda ocorre naregião do Juruá, sul do estado do Amazonas, aonde hoje é a município de Uruapiara.

Os antigos cotam que um pequeno grupo de índios Parintintin, comandado pelo grande pajé Ipayé, encontrou no lagoIpixuna, a segurança do grande Uruapeara, um ente protetor que sozinho enfrentava as caravelas que subiam o alto rio Madeira com o objetivo de escravizá-los.

Dizem que à época da colonização, asnáus portuguesas, explorando novas terras e caminhos dos rios, acabaram encontrando com os índios parintintin em suas novas terras.

Os colonizadores encontraram resistência por parte dos índiosrevoltos que nunca se deixavam escravizar, com isso deu-se início à uma sangrenta batalha.

Ao ouvir os gritos de horror dos indígenas, o ente Uruá Peara despertou em fúria, eliminando os invasores,...
tracking img