Juni

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1270 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 18 de diciembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
tCriando testes com JUnit
Aristides Vicente de Paula Neto Centro de Informática – Universidade Federal de Pernambuco – Av. Professor Luiz Freire, S/N CEP: 50.740-540 – Recife – PE

Este artigo tem como objetivo apresentar o JUnit e suas vantagens, caracterizando a importância dos testes unitários e exemplificando (passo a passo) o uso deste framework em um projeto de desenvolvimento Java.1. O que JUnit? E a importância dos testes unitários.
O JUnit é um framework open-source, criado por Eric Gamma e Kent Beck, com suporte à criação de testes automatizados na linguagem de programação Java. Esse framework facilita a criação de código para a automação de testes unitários com apresentação dos resultados. Com ele, pode ser verificado se cada método de uma classe funciona da formaesperada, exibindo possíveis erros ou falhas podendo ser utilizado tanto para a execução de baterias de testes como para extensão. E qual a importância da execução dos testes? O produto de software, atualmente, deve passar por várias fases de testes: o teste unitário, de integração, de sistema, de aceitação, entre outros, antes de serem disponibilizados para o usuário final. Entre estas fases, o testeunitário, também conhecido como teste de unidade, é a fase do processo de teste em que se testam as menores unidades de software desenvolvidas e tem como objetivo prevenir o aparecimento de bug’s oriundo de códigos mal escritos e garantir um nível de qualidade de produto durante o processo de desenvolvimento de software.

2. Vantagens do JUnit
• • • • •

Permite a criação rápida de código deteste possibilitando um aumento na qualidade do desenvolvimento e teste; Amplamente utilizado pelos desenvolvedores da comunidade código-aberto, possuindo um grande número de exemplos; Uma vez escritos, os testes são executados rapidamente sem que, para isso, seja interrompido o processo de desenvolvimento; JUnit checa os resultados dos testes e fornece uma resposta imediata; JUnit é livre eorientado a objetos.

3. Como configurar?
Para utilizar o JUnit, é necessário a utilização do .jar do JUnit que pode ser encontrado na página principal do próprio framework (http://www.junit.org). Para configurar o JUnit em seu ambiente, é necessário adicionar o .jar do JUnit ao caminho do seu projeto. Se você estiver trabalhando com o Eclipse, você deve em: [Seu Projeto]/ Properties / Java BuildPath/ Add External JARs Externo, conforme a figura 3.1 – Incluir .jar no path.

http://www.javafree.org/

A voz Java no Brasil – Pág. 1

Figura 3.1 – Incluir .jar no path.

4. Arquitetura do JUnit
Para uma melhor compreensão de como o JUnit funciona é importante que entenda como suas classes estão organizadas dentro da API do framework, conforme a Figura 4.1 – Classes do JUnit.

Figura4.1 – Classes do JUnit.

http://www.javafree.org/

A voz Java no Brasil – Pág. 2

Classe TestCase:
• • • • •

command – O padrão (pattern) permite encapsular um pedido (de teste) como objeto e fornece um método run(). run() – Cria um contexto (método setUp); em seguida executa o código usando um contexto e verifica o resultado (método runTest); e por fim, limpa o contexto (métodotearDown). setUp() – Método chamado antes de cada método, pode ser utilizado para abri uma conexão de banco de dados. tearDown() – Método chamado depois de cada método de teste, usado para desfazer o que setUp() fez, por exemplo fechar uma conexão de banco de dados. runTest() – Método responsável por controlar a execução de um teste particular.

Classe TestSuite: Com esta classe, o desenvolvedor executaum único teste com vários métodos de testes e registra os resultados num TestResult.
• •

composite – O padrão (pattern) permite tratar objetos individuais e composições de objetos de forma uniforme. Este padrão requer os seguintes participantes: addTest() – Método responsável em adicionar um novo teste a rotina.

5. Utilizando o JUnit
Nesta seção apresenta o passo a passo do uso do JUnit...
tracking img