La cegueira humana

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 39 (9689 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 18 de febrero de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Manual de Redação e Estilo
Introdução
O Manual de Redação e Estilo do site da FEB tem por objetivo auxiliar trabalhadores e voluntários a alimentar suas páginas, notícias e agenda, mantendo uma unidade geral sem perder as características individuais. A idéia é oferecer um padrão geral de orientação que resulte em textos leves, informativos, fluentes e que respeitem as regras da línguaportuguesa, mas que igualmente preservem o bom conteúdo e o tom coloquial que facilitam o entendimento da linguagem escrita por parte de todos os internautas, independentemente de sua escolaridade ou especialização.
Lembramos que a leitura na tela do computador é extremamente rápida. Ou seja, não é feita da mesma forma que a leitura de um livro, jornal ou revista. Por isso, quanto mais clara,objetiva e bem escrita for a informação, melhor para o internauta, que a registrará prontamente, e também para quem a divulga, pois terá a garantia de que o recado está sendo entendido por todos.
O Manual tem três capítulos. O primeiro dá ênfase à linguagem jornalística/informativa, que é essencialmente simples, porém muito correta. Nos anexos 1 e 2 (que podem ser destacados do textoprincipal), o documento apresenta as principais regras da língua portuguesa e os equívocos mais comuns. O objetivo é evitar que a página seja comprometida por vícios da linguagem oral ou pela não intimidade do autor com a escrita, uma vez que o conhecimento das regras costuma corrigir – ou no mínimo minorar – essas deficiências.
Capítulo I – Normas gerais
1. Texto direto, linguagem clara eobjetiva:
O texto deve ser claro, preciso, direto e objetivo. As frases devem ser curtas. Evite intercalações excessivas ou ordens inversas desnecessárias. Não é necessário exigir que o leitor faça complicados exercícios mentais para compreender o texto.

Ao pôr uma notícia ou texto informativo na página, observe se o documento traz, no primeiro parágrafo, as informações essenciais para o leitor:o quê, quem, quando, onde, como e por quê. O texto deve oferecer o máximo de informações possível, para que o leitor não precise telefonar ou escrever apenas para conseguir uma informação básica. Se a informação for um aviso de evento, acrescente endereço, telefone e e-mail para contato.
As respostas que não puderem ser esclarecidas no parágrafo inicial deverão figurar, no máximo, no segundoparágrafo, para que, dessa rápida leitura, o leitor já possa ter uma idéia sumária do assunto.

Adote como norma a ordem direta, pois esta é a que conduz mais facilmente o leitor à essência da informação. Dispense os detalhes irrelevantes e vá direto ao assunto, sem rodeios.

Exemplo: A Federação Espírita Brasileira abre, no dia 5 de fevereiro de 2005, em Brasília, as inscrições para oCurso de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. As aulas serão aos sábados, das 18h30 às 20 horas, na sede da FEB em Brasília (avenida L-2 Norte, quadra 603, Asa Norte, Brasília-DF) e os interessados nas 120 vagas cumprirão uma carga horária total de 240h. Matrículas devem ser feitas pessoalmente na sede da FEB, Prédio Colméia, sala 2, aos sábados e domingos, das 15 às 19h, comSilvia ou Maria. Mais informações pelo telefone 321-1767 (ramal 15) ou pelo E-mail esde@febnet.org.br .
2. Textos curtos, concisos:
Construa períodos com no máximo duas ou três linhas de 70 caracteres. Os parágrafos, para facilitar a leitura, deverão ter entre cinco e oito linhas. Quando redigir uma notícia, convém abrir um intertítulo entre 12 e 20 linhas.

Exemplo: O primeiro-ministrobritânico, Tony Blair, fez ontem (09/02/2005) um pedido público de desculpas aos familiares de 11 pessoas inocentes que foram condenadas e presas por atentados cometidos pelo grupo terrorista IRA (Exército Republicano Irlandês) há 30 anos.

Na época, membros de cinco famílias da Inglaterra – entre eles Conlon e Maguire, cuja história foi contada no filme "Em Nome do Pai" (1993), dirigido...
tracking img