Lilian Evelyn Moller Gilbreth

Páginas: 6 (1391 palabras) Publicado: 9 de junio de 2012
1 – Período Clássico: Biografia de Lillian Evelyn Gilbreth Moller
Lillian Evelyn Moller nasceu em 24 de maio de 1878 em Oakland, Califórnia, EUA  e faleceu em 2 de janeiro de 1972, em Phoenix, Arizona, EUA.
Lillian Gilbreth é considerada a “Mãe da “Administração Moderna” e a primeira “Dama da Engenharia”. Junto com seu marido Frank foram os pioneiros em técnicas de gestão industrial que aindaestão em uso hoje. Ela foi uma das primeiras "supermulheres" a combinar uma carreira profissional com sua vida doméstica. Foi uma autora prolífica, recebedora de muitos títulos honoríficos, e mãe de 12 filhos.  Lillian Moller Gilbreth, além de mãe, foi uma engenheira e uma psicóloga industrial.
Lillian destacou-se na escola e decidiu que queria estudar literatura e música. Seu pai não acreditavano ensino superior para as mulheres. Ele acreditava que as mulheres precisavam apenas do conhecimento suficiente para administrar uma casa graciosa. Mas Lillian persuadiu-o a deixá-la a frequentar a Universidade da Califórnia em Berkeley, ao mesmo tempo em que ficasse em casa e manter seus deveres familiares. Assim, ela graduou-se na Universidade da Califórnia com um BA de literatura inglesa em1900, sendo a primeira mulher a discursar nesta universidade.
Lillian estudou psicologia pela primeira vez com o jovem psicólogo, George Stratton, Ph.D., da Universidade da Califórnia, Berkeley, no curso no qual veio a a obter seu mestrado também em literatura inglesa na mesma universidade, em 1902.
Em seguida, planejou tirar umas férias. Passou algum tempo em Boston antes de viajar para a Europa,e lá ela conheceu seu futuro marido.
Frank Gilbreth, engenheiro civil, estava interessado na eficiência no trabalho. Seu entusiasmo para o assunto era contagiante.  Frank identificou em Lillian sua aguçada percepção do comportamento humano, a sua forte empatia e simpatia para os indivíduos, e seu interesse genuíno em psicologia. Ele propôs casamento a Lillian Moller três semanas após seuretorno da Europa, e juntos começaram seus estudos dos princípios da gestão científica. 
Frank e Lillian fundaram uma empresa de consultoria e Lillian trabalhou ao seu lado. Frank e Lillian casaram-se em 1904 e foram pais de doze filhos. Juntos, eles eram sócios primeiramente no ramo de construção civil e depois na empresa de consultoria de gestão de Gilbreth, Inc.
Um dos grandes timesmarido-e-mulher da história da ciência e da engenharia, Frank e Lillian, no início da década de 1900 colaboraram com o desenvolvimento do estudo de movimento como uma técnica de engenharia e gestão. 
Frank e Lillian Gilbreth foram pioneiros no uso de filmes para estudar o trabalho e os trabalhadores. Estes estudos foram realizados por meio de uma câmara de cinema e um dispositivo de temporização queindicavam os tempos de parada em cada trabalho.
Enquanto Frank estava preocupado com os aspectos técnicos da eficiência do trabalhador, Lillian estava preocupada com os aspectos humanos da gestão do tempo. Suas idéias não foram amplamente adotadas durante a sua vida, mas indicaram a direção que a administração moderna tomaria. Ela reconheceu que os trabalhadores são motivados por incentivos indiretos(entre os quais ela incluiu a remuneração) e os incentivos diretos, como a satisfação no trabalho. Seu trabalho com Frank ajudou a criar a padronização do trabalho, planos de incentivos salariais, e a simplificação do trabalho. Ela foi um dos primeiros cientistas a reconhecer os efeitos da fadiga e do estresse sobre gestão do tempo.
Em sua tese de doutorado de Lillian, ela afirmou que osproponentes de gestão científica devem considerar as perspectivas e a felicidade dos trabalhadores. Embora a dissertação tenha sido considerada positiva pela faculdade, o Ph.D. não foi concedida no último minuto pelo Senado Acadêmico, porque ela não cumpriu a exigência de um último ano de residência (ela não queria deixar sua família). Lillian tentou publicar a dissertação, mas os editores inicialmente...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • los padres de la administracion, Henry fayol, george Elton Mayo,Lilian Moller Gilbreth, Frederick Taylor, Frank...
  • Frank y lilian gilbreth
  • frank y lilian gilbreth
  • Frank Gilbreth Y Lilian Gilbreth
  • ADMINISTRACION CIENTIFICA DE FRANK BUNKER GILBRETH Y LILLIAN MOLLER GILBRETH
  • Henry Robinson Towne,Frank y Lilian Gilbreth Que Es La Administracion
  • FRANK Y LILIAN GILBRETH
  • Frank Y Lilian Gilbreth.-

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS