Literatura portuguesa

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 11 (2618 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 3 de diciembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
LITERATURA PORTUGUESA 3

Do ponto de vista teórico, quais são os principais pontos de ruptura entre o Romantismo e o Classicismo? Quais foram as razões fundamentais dessas rupturas? Considere para o propósito o tema “ROMANTISMO: UMA ESTÉTICA DA LIRBEDADE”. Dos aspectos teóricos passe a exemplificar com autores e obras em geral, procurando, entretanto, destacar escritores portugueses, centrandoa sua atenção em Almeida Garret, Camilo e Herculano.

Antes de esclarecermos quais são os principais pontos de ruptura entre o Romantismo, século XIX, e o Classicismo, século XVIII, é importante expor os seus respectivos contextos históricos, pois, os movimentos literários sempre acompanham as transformações sociais porque são indivisíveis, inseparáveis, complementares e simultâneos àsmesmas. Cada manifestação artística representa um momento social e histórico diferente. Com o Classicismo e com o Romantismo não foi diferente, pois o contexto histórico e social do qual emergem originou dois movimentos literários com características extremamente próprias e diferentes.
O Classicismo é um estilo que se alimentou na força dominante da visão de mundo do século XVIII, oracionalismo, que intensifica o fervilhar de idéias nos movimentos filosóficos e artísticos. Este movimento estético teve como principal referência histórica e ideológica o Iluminismo, ou seja, teve sua origem numa época que ficou conhecida como século das Luzes. As idéias de Voltaire, Diderot e de vários Enciclopedistas possuíam a idéia de “libertação” contra uma espécie de obscuridade, de atraso e deignorância, que para eles, estava mergulhada a Europa durante a Idade Média. O Racionalismo, tão cultuado pelos Iluministas, conseguiu seu apogeu durante o Renascimento. Neste período, houve a redescoberta da cultura Greco-Latina, e consequentemente do paganismo, com a valorização de suas produções intelectuais e artísticas. A retomada destes padrões pelo Classicismo gerou uma padronização no quediz respeito à maneira de compor as produções artísticas. O cânon imposto pelos clássicos se espalhou praticamente por toda a Europa.
Já o Romantismo foi um movimento histórico e cultural que ocorreu na Europa no final do século XVIII, inicialmente na Alemanha e Inglaterra. Logo depois chegou à França e se espalhou por toda Europa, e pela América. A Revolução Industrial que alterou asrelações comerciais e de trabalho e a Revolução Francesa, 1789, que eleva a burguesia ao poder e provoca a derrocada do Absolutismo deram uma enorme força e um vigoroso impulso ao Romantismo, pois trouxeram para o homem da época uma nova forma de olhar a realidade.
O Romantismo é considerado muito mais do que uma escola artística, pois ele foi um reflexo de um período de grandes mudançassociais, políticas e culturais. Como disse o historiador Nelson Wernwck Sodré: “(...) O advento do romantismo, pois, só tem uma explicação clara e profunda, a explicação objetiva, quando subordinada ao quadro histórico em que se processou.” Sendo assim, podemos dizer que os contextos históricos supracitados, assim como a ideologia e visão de mundo de cada momento foram umas das razões fundamentais dasrupturas do Romantismo com o Classicismo.
O Romantismo é, antes de tudo, um movimento de oposição veemente ao Classicismo. Ou seja, representa uma ruptura ás regras, às normas e ás convenções classicistas. Mas para entendermos como se deu essa ruptura se faz necessário sabermos quais eram as regras, as normas e as convenções que o Classicismo pregava. Ou seja, é preciso saber: No que sebaseou tão fechada estética literária? Quais são os seus principais princípios? Seus princípios fundamentais eram a clareza, a racionalidade, a objetividade, a lucidez, a ordem, o equilíbrio, o comedimento, a serenidade, como também, o caráter Apolíneo. Todos estes princípios convergem para uma harmonia universal, que segundo os classicistas, todas as obras deveriam possuir.
No tocante...
tracking img