Literatura portuguesa

Páginas: 11 (2618 palabras) Publicado: 3 de diciembre de 2010
LITERATURA PORTUGUESA 3

Do ponto de vista teórico, quais são os principais pontos de ruptura entre o Romantismo e o Classicismo? Quais foram as razões fundamentais dessas rupturas? Considere para o propósito o tema “ROMANTISMO: UMA ESTÉTICA DA LIRBEDADE”. Dos aspectos teóricos passe a exemplificar com autores e obras em geral, procurando, entretanto, destacar escritores portugueses, centrandoa sua atenção em Almeida Garret, Camilo e Herculano.

Antes de esclarecermos quais são os principais pontos de ruptura entre o Romantismo, século XIX, e o Classicismo, século XVIII, é importante expor os seus respectivos contextos históricos, pois, os movimentos literários sempre acompanham as transformações sociais porque são indivisíveis, inseparáveis, complementares e simultâneos àsmesmas. Cada manifestação artística representa um momento social e histórico diferente. Com o Classicismo e com o Romantismo não foi diferente, pois o contexto histórico e social do qual emergem originou dois movimentos literários com características extremamente próprias e diferentes.
O Classicismo é um estilo que se alimentou na força dominante da visão de mundo do século XVIII, oracionalismo, que intensifica o fervilhar de idéias nos movimentos filosóficos e artísticos. Este movimento estético teve como principal referência histórica e ideológica o Iluminismo, ou seja, teve sua origem numa época que ficou conhecida como século das Luzes. As idéias de Voltaire, Diderot e de vários Enciclopedistas possuíam a idéia de “libertação” contra uma espécie de obscuridade, de atraso e deignorância, que para eles, estava mergulhada a Europa durante a Idade Média. O Racionalismo, tão cultuado pelos Iluministas, conseguiu seu apogeu durante o Renascimento. Neste período, houve a redescoberta da cultura Greco-Latina, e consequentemente do paganismo, com a valorização de suas produções intelectuais e artísticas. A retomada destes padrões pelo Classicismo gerou uma padronização no quediz respeito à maneira de compor as produções artísticas. O cânon imposto pelos clássicos se espalhou praticamente por toda a Europa.
Já o Romantismo foi um movimento histórico e cultural que ocorreu na Europa no final do século XVIII, inicialmente na Alemanha e Inglaterra. Logo depois chegou à França e se espalhou por toda Europa, e pela América. A Revolução Industrial que alterou asrelações comerciais e de trabalho e a Revolução Francesa, 1789, que eleva a burguesia ao poder e provoca a derrocada do Absolutismo deram uma enorme força e um vigoroso impulso ao Romantismo, pois trouxeram para o homem da época uma nova forma de olhar a realidade.
O Romantismo é considerado muito mais do que uma escola artística, pois ele foi um reflexo de um período de grandes mudançassociais, políticas e culturais. Como disse o historiador Nelson Wernwck Sodré: “(...) O advento do romantismo, pois, só tem uma explicação clara e profunda, a explicação objetiva, quando subordinada ao quadro histórico em que se processou.” Sendo assim, podemos dizer que os contextos históricos supracitados, assim como a ideologia e visão de mundo de cada momento foram umas das razões fundamentais dasrupturas do Romantismo com o Classicismo.
O Romantismo é, antes de tudo, um movimento de oposição veemente ao Classicismo. Ou seja, representa uma ruptura ás regras, às normas e ás convenções classicistas. Mas para entendermos como se deu essa ruptura se faz necessário sabermos quais eram as regras, as normas e as convenções que o Classicismo pregava. Ou seja, é preciso saber: No que sebaseou tão fechada estética literária? Quais são os seus principais princípios? Seus princípios fundamentais eram a clareza, a racionalidade, a objetividade, a lucidez, a ordem, o equilíbrio, o comedimento, a serenidade, como também, o caráter Apolíneo. Todos estes princípios convergem para uma harmonia universal, que segundo os classicistas, todas as obras deveriam possuir.
No tocante...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Literatura Portuguesa Y Brasilera
  • LITERATURA PORTUGUESA
  • Literatura portuguesa
  • LITERATURA GALLEGA PORTUGUESA
  • portuguesa
  • PORTUGUESA
  • portuguesa
  • portuguesa

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS