Luciana a revela

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 4 (815 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 14 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Separação dos Componentes de uma Mistura
Relatório – Actividade Laboratorial
Física e Química -10ºAno

Agrupamento Vertical de Ourique
Ano Lectivo 2011/2012

Trabalho Realizado por:
MaríliaIsidro Nº13
Miguel Balança Nº14
Tiago Guerreiro Nº20

Objectivos:

O objectivo principal da actividade laboratorial é a separação de limalha de ferro , água e areia com impurezas.
Numaprimeira fase da actividade laboratorial os métodos a utilizar serão : a decantação , que se baseia na propriedade “maior densidade do sólido “ , e a filtração , que se baseia na propriedade da “retençãode partículas sólidas num filtro adequado”. Estes métodos foram escolhidos pois trata-se de uma mistura heterogénea sólida-liquida.
Numa segunda fase, quando a mistura se encontrar heterogéneasólida (areia e limalha de ferro) , o método a utilizar será a separação magnética , método que se baseia nas “propriedades magnéticas de uma das substâncias” .

Introdução
Misturas são conjuntos deduas ou mais substâncias que se encontram em contacto sem que haja reacção química. A cada substância que se encontra presente na mistura dá-se o nome de componente.
Existem diferentes tipos demisturas, podendo estas ser classificadas como homogéneas, heterogéneas e coloidais. As misturas cujo aspecto é uniforme, pois não é possível distinguir os diferentes componentes nem macroscopicamentenem microscopicamente, denominam-se misturas homogéneas.
Por seu lado, as misturas cujos componentes são visíveis a olho nu e são constituídas por duas ou mais fases têm o nome de misturasheterogéneas, mas, existem ainda misturas que aparentam ser homogéneas a olho desarmado, mas, quando observadas mais pormenorizadamente ao microscópio, podemos classificá-las como coloidais, visto ser possívela distinção dos seus componentes.
A mistura de que resultou a experiência era heterogénea.
Para realizar de forma clara e objectiva a experiencia ( actividade laboratorial ) é necessária a...
tracking img