Manual de software

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 7 (1639 palabras )
  • Descarga(s) : 6
  • Publicado : 19 de julio de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
19

SOFTWARE PARA DIMENSIONAMENTO DO REFORÇO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO COM A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA COMPÓSITO ESTRUTURAL MBrace(.

Apresentamos nesse capítulo um programa para o dimensionamento de reforços de estruturas de concreto armado com a utilização do Sistema Compósito Estrutural MBrace(.
Esse trabalho está desenvolvido como dissertação de mestrado do Curso de PósGraduação em Estruturas da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais pelo mestrando Eng. Luiz Eduardo Rabelo Júnior, com orientação e coordenação do Professor Ney Amorim Silva e colaboração do Prof. Ari de Paula Machado, ambos do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.
O programa foi desenvolvido em ambienteDELPHI, usando-se a linguagem Pascal e calcula os reforços necessários com a utilização das fibras de carbono CF-130 do Sistema MBrace(. Inicialmente é determinada a capacidade resistente da peça de concreto armado em questão, e em função da atuação de novos esforços solicitantes, verifica-se a necessidade e a quantificação dos reforços necessários.
No caso de peças submetidas à flexão, simples oucomposta, o cálculo, no estado limite último da área de fibra de carbono necessária para o reforço é feito levando-se em consideração as deformações existentes em serviço, para um estágio de carregamento normalmente equivalente ao da carga permanente atuante. Como esse dimensionamento, mesmo fixando-se a força normal, é ainda indefinido procura-se naturalmente a solução que minimize a áreanecessária de fibras de carbono.
São calculados, também, reforços para peças submetidas a esforços cortantes além de reforços de pilares à compressão, garantindo-se nesse último caso, um acréscimo das tensões de compressão no concreto devidas ao confinamento do mesmo.
Procurou se manter nos procedimentos de utilização do programa de cálculo os critérios e a sistemática usualmente adotada no nosso meiotécnico pelos engenheiros estruturais, permitindo assim uma interface amigável ao usuário.
Tratando-se de um programa ainda em fase de desenvolvimento e aperfeiçoamento solicitamos dos usuários que eventualmente venham a encontrar alguma inconsistência na sua utilização que se comuniquem com o autor do programa e os seus orientadores[1].
Na seqüência serão mostrados os procedimentos para aentrada dos dados e as opções oferecidas pelo programa para a verificação da capacidade resistente das seções à flexão e ao cisalhamento e para a determinação dos reforços com fibras de carbono necessários.

Passo 1 – Entrada do Programa e Escolha da Rotina de Dimensionamento

[pic]
Figura 19.1 – Tela de entrada do programa.

Para iniciar o programa devem ser inicialmente informadas as opçõesde cálculo e se existe o interesse de que o documento seja gravado.
Escolhidas as opções, no caso da Figura 19.1 não se deseja a gravação do arquivo e se deseja verificar vigas, pressionar ( OK.

Passo 2 – Entrada dos Dados Para Verificação da Flexão do Cortante

[pic]
Figura 19.2 – Entrada dos dados de cálculo – primeira parte.

Nessa tela devem ser indicadas as seguintesopções para o dimensionamento da viga à flexão:
Dados Gerais – características do concreto e do aço utilizados.
Seção transversal – escolher se seção retangular ou “T”, indicar se existe armadura de pele (costela), se positivo distribuída em quantas camadas e se a armadura for a mesma para todas as camadas e, caso isso não ocorra indicar que elas são diferentes nas camadas.
Dados Geométricos daseção – no caso da Figura 19.2, seção “T”, devem ser fornecidos os valores de bw , H, hf , bf , d’ e d”, e então, pressionar ( OK.

[pic]

Figura 19.3 – Continuação da entrada dos dados de cálculo.

[pic]
Figura 19.4 – Complementação da entrada de dados da viga.

No complemento de tela que se abre, deverão ser indicadas as armaduras existentes, desde a armadura superior da viga até...
tracking img