Manuscrito

Páginas: 3 (738 palabras) Publicado: 14 de enero de 2013
VISIGODOS

A partir do séc. V d. C., (ano 408) os povos bárbaros invadiram o império e fundaram diversos reinos. Em meados do séc. VI d. C., os reinos mais importantes eram: os visigodos na P.Ibérica e os vândalos em Cartago.
No ano 476 d. C., os bárbaros depõem o último Imperador Romano do Ocidente – Rómulo Augusto – continuando o império na parte Oriental com capital em Constantinopla atéao ano de 1453, quando se dá a conquista da cidade, pelos Turcos. Inicia-se então o período que é costume designar por IDADE MÉDIA.
A entrada e a fixação dos povos bárbaros foram acompanhadas desaques e destruições, agravadas pelas diferenças existentes na língua, cultura, religião, uma vez que, os invasores praticavam o arianismo (nega a igualdade entre Deus e Jesus) ou o paganismo (religiãopoliteísta ligada à natureza).
O reino Visigodo durou dois séculos, à excepção de um breve período, nunca chegou a dominar totalmente a P. Ibérica. Durante a maior parte do séc. VI, o reino visigodo sódominou a «Meseta» e «Levante» com capital em Barcelona e depois em Toledo. No noroeste e em Portugal continuavam os suevos, e os povos do norte da Península conseguiram a independência. No entanto,durante quase um século (554-626), o império bizantino estendeu o seu poder a grande parte de Andaluzia.

Sociedade e economia visigóticas

As tendências económicas do Baixo-império romanocontinuaram na época visigótica. A agricultura e a pecuária eram os meios principais das suas vidas. Ao contrário, perderam importância, o comércio e o artesanato. Foi uma época de recessão, caracterizadapor uma economia autárquica (que se abastece com os seus próprios meios). A cultura urbana (cidades) desapareceu e foi substituída por uma sociedade rural (campos).
Esta sociedade estava caracterizadapela desigualdade.
* Os nobres, pouco numerosos, eram os donos da maior parte das terras que era a principal fonte de riqueza. Tinham todo o poder e, por vezes, atreviam-se a enfrentar o rei....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Manuscrito
  • manuscritos
  • Manuscritos
  • manuscritos
  • El Manuscrito
  • el manuscrito
  • Manuscritos
  • Manuscrito

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS