Mapeamento de processos

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 13 (3186 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 20 de junio de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
1. Introdução

O presente estudo tem como objetivo aplicar os conceitos de Gestão por Processos ao Frigorífico Marba.
Inicialmente, foi feito um mapeamento de todos os processos existentes na empresa, visando identificar seu processo mais relevante. Por se tratar de uma fábrica de laticínios, o principal processo existente é o produtivo, e por isso foi alvo de análises mais detalhadas,incluindo desde sua representação gráfica e descrição de cada etapa até a identificação de todos os elementos envolvidos (pessoas, equipamentos, técnicas operacionais, tecnologia da informação e terceirização).
Finalmente, foram propostas algumas alterações visando aumentar a eficiência.

2. Breve Revisão Teórica

Para realizar o mapeamento de processos do Frigorífico Marba, torna-se relevantedeixar clara qual a definição de processos usada no trabalho. Segundo Hammer e Champy, pode-se entender processo como um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada (inputs), que cria uma saída para o cliente (outputs). A figura abaixo representa graficamente a idéia:

Apesar de aparentemente muito simples, é um conceito de aplicação relativamente difícil. Isso porque a grande maioriados gerentes não está orientada para processos, mas para tarefas. As tarefas são realizadas por especialistas, que muitas vezes perdem a visão do todo.
Dessa forma, se perde tanto em qualidade com em agilidade, e o processo global não funciona como deveria ou poderia. Daí a necessidade do mapeamento de processos, objetivando proporcionar uma visão mais global de todas as atividades desempenhadaspela empresa.
O mapeamento de processos é, na verdade, uma descrição detalhada das rotinas da empresa. O mapeamento provê uma estrutura para que processos complexos possam ser avaliados de forma simples. Dessa forma, facilita a visualização de como mudanças poderão afetar o processo, bem como etapas que não agreguem valor.
A elaboração de fluxogramas, também chamada de diagramação lógica ou defluxo, é uma ferramenta inestimável para se entender o funcionamento interno e os relacionamentos entre os processos.
Define-se um fluxograma como um método para definir graficamente um processo existente, ou um novo processo proposto, usando símbolos simples, linhas e palavras, de forma a representar graficamente as atividades e a seqüência do processo.
Existem fluxogramas de diversos tipos,como diagrama de blocos, fluxograma padrão, funcional ou geográfico. Abaixo segue o exemplo de um diagrama de blocos:

3. Descrição da Empresa

O frigorífico Marba foi fundado em 1961, em um modesto galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Em meados de 1978, suas instalações foram transferidas para uma nova fábrica de mais de 27 mil metros quadrados na Vila Paulicéia, em São Bernardo doCampo.
Na década de 80, decidiu focar a produção da empresa em mortadelas, o que a tornou líder desse segmento. No início dos anos 90, mesmo diante das constantes crises econômicas no país, o frigorífico Marba expandiu sua capacidade produtiva devido ao grande sucesso da empresa.
A partir da segunda metade da década de 90, iniciou-se um processo de diversificação da produção. A empresa, que atéentão produzia apenas mortadela e lingüiça, passou a produzir um amplo mix de produtos dividindo-os em duas linhas, Marba e Paulicéia.
Com isso, tornou-se um dos dez maiores produtores de industrializados de carne do país, atuando mais especificamente na produção de mortadelas de diversos sabores, presunto cozido, apresuntado, lingüiça, salsicha, bacon, carne seca, sobrepaleta, lombo, acém epaleta. A empresa é responsável pela compra da matéria-prima, produção, comercialização e distribuição dos produtos.
A empresa tem uma estrutura bastante tradicional, organizada por departamentos funcionais, e não por equipes de processos, como recomendado por Hammer e Champy em “Reengenharia”. Sua estrutura organizacional está representada abaixo:
4. Mapeamento de Processos

Como já dito...
tracking img