Marx

Páginas: 3 (571 palabras) Publicado: 16 de enero de 2013
Sem considerações históricas, o que seria o modo de produção para Marx?

Dentro do idealismo de Hegel as sociedades são entendidas como a realização do espírito humano, da racionalidade humana. Aconsciência do homem é que determina, para Hegel, o ser social, dessa forma o desenvolvimento das sociedades é entendido como o desenvolvimento das idéias e a ordem encontrada na sociedade deriva doespírito humano.

Marx se opõe ao pensamento hegeliano defendendo a tese de que a ordem das sociedades vem das formas de existência material dos homens, procurando construir assim uma concepçãomaterialista da história. Para fundamentar sua tese sem recorrer a nenhuma realidade não material ou não social, e com algum principio de transformação, recorrerá à idéia de Heráclito usada por Hegel deunidade de contrários.
Marx localiza nas relações sociais de produção a unidade de contrários. Dentro dessas relações antagônicas os homens produzem as condições materiais de existência permitindo queviva em sociedade, O conjunto dessas relações de produção com as formas de apropriação dos meios de produção em um determinado estágio de desenvolvimento das forças produtivas constituem a base realou a infra-estrutura que determinará diferentes aspectos da sociedade, a super-estrutura jurídico-política e a ideológica.

O modo de produção, a maneira pela qual uma sociedade se organiza paragarantir a produção de suas necessidades materiais, dependerá de como as relações de produção conjugará as forças produtivas em uma determinada época. O modo de produção das condições materiais existentespode ser lido como a própria sociedade, pois o conjunto de relações de produção se comporta como o centro organizador de todos os aspectos da sociedade.

A estrutura Jurídico-política, como asformas de estado, o sistema jurídico, o conjunto de leis, os aparelhos repressivos, legitimam e garantem a reprodução do modo de produção. Instituições que possuem a possibilidade do emprego da...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Marx
  • marx
  • marx
  • marx
  • marx
  • marx
  • marx
  • Marx

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS