Masa ymasa

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 20 (4929 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 3 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
HOMOSSEXUALIDADE E PRECONCEITO: ASPECTOS DA SUBCULTURA HOMOSSEXUAL NO RIO DE JANEIRO

por Adriana Nunan e Bernardo Jablonski

Da subcultura[1] homossexual, pode-se afirmar que é um fenômeno socialmente construído e que ajuda muitos indivíduos a lidarem com o preconceito. Definimos subcultura como uma ideologia articulada coerentemente em um conjunto designificados, crenças e comportamentos, além de ser uma forma complexa de interação e organização social partilhada tanto por homossexuais assumidos como por heterossexuais não-preconceituosos (Kates, 1998). Os conteúdos de uma subcultura incluem significados, códigos, linguagem (gírias, por exemplo), normas, valores, costumes, pontos de encontro, atividades, instituições (estruturas de apoio material epsicológico) e tradições. Segundo Plummer (apud Kates, 1998), as subculturas são conseqüência das sociedades complexas onde não existe um sistema de valores único e uniforme que seja válido para todos os indivíduos. De acordo com esta perspectiva, a subcultura homossexual possuiria valores e normas distintos daqueles adotados pela cultura heterossexual dominante. Sullivan (1996) menciona a esterespeito a especial capacidade dos homossexuais de utilizarem a subversão para resistir aos sistemas de poder que os oprimem.

Nessa subversão cultural se inscrevem o deboche, a desmunhecação, a ironia e o riso, florescendo num descaso pelas normas de gênero sexual (como o cultivo ao travestismo) e no uso distorcido da linguagem. (Trevisan, 2000: 35)

Neste sentido, a subculturahomossexual pode ser entendida como uma forma de resistência na qual contradições e objeções à ideologia dominante são simbolicamente representadas através de um determinado estilo de vida ou uso de objetos materiais. Cria-se um espaço para a livre expressão sexual mesmo em face de discriminação e violência. Desta forma, muitos homossexuais se identificam com gays de outras cidades ou países: os laçoscomuns de sexualidade e opressão parecem transcender fronteiras pessoais, sociais, culturais e nacionais. Segundo Crocker e cols. (1998), alguns membros de grupos estigmatizados, tais como os homossexuais, são capazes de romper com os estereótipos negativos, desenvolvendo uma consciência grupal positiva. Esta consciência grupal envolveria três aspectos básicos: o reconhecimento de que certasdesvantagens não são derivadas de experiências pessoais, mas que se estendem a outros membros do grupo; o julgamento de que o status minoritário e desvantajoso do grupo é ilegítimo e derivado de preconceito, discriminação e exploração; e o desenvolvimento de uma identidade grupal positiva. Para que esta identidade seja possível, membros do grupo precisam acreditar que uma sociedade mais justa pode serconstruída através de esforço coletivo, o que por sua vez permite que os indivíduos se organizem e lutem por mudanças sociais. Surgem assim, nos grandes centros urbanos, as comunidades homossexuais.
Seguindo o caminho proposto por Kates (1998), definimos comunidade como um grupo de indivíduos que possuem um vínculo comum que os distingue de outros indivíduos. Pessoas que participam de umacomunidade compartilham uma relação social, conhecida por eles, que pode ser tanto anônima como face-a-face. No caso mais específico dos homossexuais, a comunidade também implicaria em alguma espécie de identidade compartilhada. Em outras palavras, pode-se dizer que a subcultura é um tipo especial de comunidade, no sentido de que toda subcultura é uma comunidade, mas toda comunidade não é,necessariamente, uma subcultura. No caso brasileiro, no entanto, pelo menos no que se refere à cidade do Rio de Janeiro, podemos falar tanto em subcultura quanto em comunidade homossexual.[2]
Segundo Altman (apud Badinter, 1992), uma comunidade gay não se limita às redes de amizades, nem aos bares, restaurantes e saunas. Ela é, na verdade, um conjunto de instituições (incluindo clubes sociais e...
tracking img