Mito para os gegos

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1219 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 9 de marzo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
A IMPORTÂNCIA DOS MITOS PARA OS GREGOS

Consultando um dicionário encontraríamos inúmeras definições como, por exemplo: “O mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar à realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semideuses e heróis. Então, para nós, filhos e filhas do ocidente, alicerçados naciência, perguntaríamos: QUAL O SIGNIFICADO DOS MITOS PARA OS GREGOS? SERÁ QUE TINHAM OUTRA FUNÇÃO ALÉM DA RELIGIOSA? ERA UMA EXPLICAÇÃO IRRACIONAL DO MUNDO?
" À história, prefiro a mitologia.
A história parte da verdade e ruma em mentira;
Mitologia parte da mentira e se aproxima da verdade."

Esta é uma frase anônima que apresenta uma coerência absurda. Senão vejamos:
A mitologia foi uma formaencontrada para se compreender o mundo e entender coisas que para aquela época eram quase impossíveis de se entender: O que é a terra, por que ela existe, quem somos nós, por que estamos aqui e o que acontecerá quando morrermos.
A mitologia dava respostas para estas perguntas, apesar de diferentes das atuais, satisfaziam a curiosidade das pessoas daquela época.
Sempre ficou claro na mitologia queos deuses não gostavam dos humanos, nós éramos apenas "brinquedinhos" deles. Mas por quê? Será que isso não seria uma explicação para os seres humanos entenderem por que às vezes a vida e tão dura, tudo dá errado, e também para compreender por que existia tanto sofrimento, tanta dor, tanta injustiça?
Além da função religiosa tinham também esta função: Explicar o incompreensível.
Voltando acitação anônima do início do trabalho, percebemos que a mitologia se aproxima demais da realidade, pois sem a realidade os mitos não existiam, já que estes são explicações de uma difícil realidade.
Os deuses eram muito parecidos com os homens não só fisicamente. Nós sabemos que os deuses eram considerados muito mais inteligentes do que os homens, mas acontece que os sentimentos e as representações dosdeuses eram todos refletidos em nós.
Ocorrendo uma epidemia qualquer, por exemplo, era por que algum deus estava descontente com os humanos, e logo isto refletia na sociedade.
Os deuses eram figuras individuais com aspectos humanos, que recebiam uma força maior do além. E muito raramente eles usavam estas forças para beneficiar os humanos. Como eu já disse antes, os deuses não gostavam de nós.Com os recursos da época, era praticamente impossível descobrir a origem do mundo. Com os mitos, isso foi possível. Para os gregos, segundo Hesíodo, no poema TEOGONIA, tudo começou com o Caos, e a partir dele surgiu Nyx, a noite, e Gaya, a Terra. Partindo deste fato, foi surgindo toda uma teoria mitológica das origens não só do mundo, mas de tudo, como o surgimento do homem, do tártaro, dos deuses,etc.
Portanto podemos assim concluir que os mitos eram uma explicação irracional do mundo. Eles só seriam racionais a partir do momento em que o homem separasse o espírito da razão, que no momento não era o caso. Eles eram a única forma dos gregos conhecerem a origem deles próprios, mesmo sendo uma origem falsa. Eles acreditavam em seus mitos, e isso era o mais importante. É obvio que eles nãosabiam que os mitos existiam principalmente para desvendar tais mistérios, para eles aquilo era verdade e pronto.
Era muito importante para a sociedade daquela época que os deuses fossem parecidos com eles. Para eles, eles eram reflexos inferiores dos deuses. mas na verdade os deuses que eram reflexos superiores a eles. Os deuses eram como se fossem seres humanos perfeitos, sem os problemas banaisdo homem, e com uma força do alem muito forte. Eles não tinham que trabalhar para conseguir comida e nem para sustentar uma família. Também não precisavam desvendarem os mistérios da vida. Eles sabiam tudo.
A morte era uma coisa que assustava demais os gregos e ainda continua assustando, pois o que temos certeza sobre ela? Independente de você ter sido bom ou ruim, você ia para o inferno...
tracking img