Modulo psicologia social

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 62 (15435 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 12 de febrero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
PSICOLOGIA SOCIAL
Pressupostos Epistemológicos
Os pressupostos epistemológicos da psicologia social crítica estudada a partir de 1979 é o materialismo histórico e a lógica dialética, que permitem apreender o individuo como um ser concreto – manifestação de uma totalidade histórico-social.

O objetivo é conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais – não só no que lhe é específico,como naquilo em que ele é manifestação grupal e social.

O objeto de estudo é a rede de relações sociais que define cada indivíduo – isto é, o homem visto como produto e produtor, não só de sua história pessoal, mas da história de sua sociedade.

O que se pretende é a análise do indivíduo concreto. Para Lane (2001), o indivíduo é um ser histórico-cultural que é constituído pelasinter-relações sociais. Cultura aqui vista como um conjunto de hábitos, instrumentos, objetos de arte, tipos de relações interpessoais, representações sociais e instituições em um dado grupo.

Nesse caso, a ciência se coloca como construção social constituída e constituinte nas e das relações de poder.

“Os fenômenos psicológicos não são dados, mas construídos através de práticas contingentes, sociais ehistóricas”.

Nesse contexto, deve-se considerar a sociedade como produto histórico-dialético para captar a mediação ideológica – sem a reproduzir como um somatório de fatos “naturais”.  

A perspectiva que se coloca e que é atual é a de colocar a Psicologia Social a serviço das transformações sociais demandadas pelas maiorias oprimidas. Fica para nós uma questão: como é que a realidade objetivapassa a ser realidade subjetiva, sem perder a sua materialidade?; isto é, como podemos pensar a realidade levando em conta que ela é construída por nós e depois  passa a ter vida própria como se fosse natural cobrar de nós mesmos e de outros determinados comportamentos, atitudes, valores, crenças,...?

Para construir essa linha de raciocínio temos de pensar na articulação entre a instituição – aorganização e o grupo. Três níveis de análise que têm relação de interdependência e depois correlacioná-los com o modelo de leitura da estrutura da sociedade que se subdivide também em três níveis de análise. Vou colocá-los lado a lado no quadro que se segue, para que observem a correlação entre eles – e depois descrevo as características de cada um.

Na psicologia social para o estudo dos grupose das organizações é utilizada principalmente a lógica das “instituições – organizações e grupos”, que parte da leitura de estrutura da sociedade concebida por Marx (para ele a sociedade é constituída por uma superestrutura que comporta em si mesma dois níveis ou instâncias: 1.o Jurídico-político (o direito e o Estado) e 2. a ideologia (as diferentes ideologias, religiosas, moral, jurídica,política, etc.) articulados por uma determinação específica: a infraestrutura ou base econômica (unidade das forças produtivas e das relações de produção).

No quadro que se segue pense na metáfora de um edifício – (Edifício 1: com uma base: a infraestrutura e, mais dois andares constituindo a superestrutura: o andar superior o nível Jurídico-politico e o andar do meio a ideologia e, Edifício 2: nabase: os grupos e os outros dois andares: no último a instituição e, no andar do meio, a organização). Nessa lógica, os andares superiores não poderiam manter-se no ar sozinhos se não se assentassem sobre uma base – de um lado os grupos e de outro a infraestrutura marcada pela determinação econômica. A metáfora espacial de um edifício tem então como efeito, mostrar que o que se passa nos doisúltimos andares é determinado pelo que se passa no andar de base; porém como a relação entre eles é dialética: há uma ação e autonomia relativa da superestrutura em relação à base, portanto, das instituições e organizações sobre os grupos e, vice-versa, modificando permanente e dialeticamente o interior deste edifício.

Observe agora estes dois modelos construídos lado a lado – para que você...
tracking img