Monografia de portugues, regiao centro-oeste

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 10 (2373 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 22 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Região Centro-Oeste do Brasil

Área total: 1.612.077,2 km²
População (2000): 11.616.742 habitantes
Densidade demográfica (2000): 7,20 hab/km²
Maiores cidades (Habitantes/2000): Brasília (2.043.169); Goiânia (1.090.737); Campo Grande (662.534); Cuiabá (483.044); Aparecida de Goiânia-GO (335.849); Anápolis-GO (287.666).

Centro-Oeste é umas das cinco grandes regiões em que é divididoo Brasil.

A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país. Com uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidadepopulacional, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.

Historia:

Os indígenas foram os primeiros habitantes da Região Centro-Oeste. Depois chegaram os bandeirantes. Eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, atualcapital do Estado de Mato Grosso, Vila Boa, atual cidade de Goiás e Meya Ponte, hoje Pirenópolis. Surgiram arraiais que se tornaram cidades importantes. A descoberta de diamante deu origem a vila chamada corrutela.

Os fazendeiros de Minas Gerais e de São Paulo, também povoaram a região. Eles organizaram grandes fazendas de criação de gado.

Para defender as fronteiras do Brasil com os outrospaíses, foram criados fortes militares. Entre eles, destaca-se o Forte de Coimbra, hoje a cidade deCorumbá. Em volta desses fortes surgiram povoados.

O povoamento aumentou com a construção de estradas de ferro e, mais tarde, com o aparecimento das rodovias e das hidrovias.

Estados da região:
BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL
Declarada Patrimônio da Humanidade, Brasília contrasta paradoxialmente comsua realidade. Nesta moderna metrópolis ninguém quer viver, apesarde ter sido desenhada pelos três melhores arquitetos do Brasil (Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Burle Marx). Construída em menos de três anos como o "melhor projeto para desenvolver a região central do país", Brasília é um local estranho, uma cidade sem passado, artificial de preços elevados e habitada em sua maioria por burocrátas,políticos e inumeros pobres que circundam a cidade.
Apesarde tudo, a cidade guarda alguns atrativos como a Catedral Metropolitana, com 16 colunas curvilíneas (aberta das 8:30 às 11:30 horas e das 14 às 18 horas), o Parque Nacional de Brasília, uma reserva ecológica e um bom lugar para descançar das grandes distâncias (aberto da 9 às 17 horas), e alguns edifícios oficiais como o Palácio dos Arcos, oPalácio da Justiça e o Palácio do Congresso, assim como, algumas maravilhas arquitetônicas como a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto, o Palácio do Itamaraty (de segunda à sexta-feira das 9 às 16 horas) e o Teatro Nacional. Outra importante construção é o Santuário Dom Bosco, cheio de colunas de cimento e janelas de cor azul (todos os dias da 8 às 18:30 horas).
O corpo central deBrasília está constituido pelos ministérios e as dependências oficiais de Administração, se bem é certo que o norte o sul são prédios exclusivos dos centros comerciais e de lazer. O Lago Paranoá, uma lagoa artificial que corre em paralelo a Avenida das Nações, rodeando o perímetro da cidade, prove de umidade e sossego a localidade. Em suas margens localiza-se as melhores residências, embaixadas e camposde golfe de Brasília.
Dado que Brasília é uma cidade com grandes espaços abertos, é aconselhável contratar um tour em alguma agência, para ver a cidade. Economizará tempo e seus pés agradecerão.
GOIÁS
A capital do Estado de Goiás é Goiânia a 200 km de Brasília. Em geral, o estado (com respeito devido), não oferece nenhum atrativo, a exceção de alguns povoados coloniais como o Goiás Velho,...
tracking img