Mosteiro de santa cruz coimbra

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 29 (7054 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 18 de enero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
[pic]

Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra

[pic]

Origem

A cidade de Coimbra tem origem celta. Os celtas ocuparam estas terras e criaram o castro conhecido como CONÍMBRIGA.
Na primeira metade do século II A.C. começa a época de dominação romana, de grande importância para a história da população.
Afonso Henriques marcou um período absolutamente fundamental na afirmação identitária dePortugal e contribuiu para a clara afirmação política de Coimbra durante a primeira dinastia.
A IGREJA DE SANTA CRUZ DE COIMBRA foi fundada em 1131 no exterior das muralhas de Coimbra por D. Telo (São Teotónio) e onze outros religiosos, que adotaram a regra dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
A sua fundação foi uma das primeiras afirmações de poder daquele que primeiro haveria de cingira coroa régia nacional.
A nova Igreja recebeu muitos privilégios papais e doações dos primeiros reis de Portugal, tornando-se a mais importante casa monástica nos primeiros tempos da monarquia portuguesa.
O MOSTEIRO DE SANTA CRUZ é o mais importante monumento de Coimbra, quer pelo seu valor artístico quer pela sua história.
D. Afonso Henriques que acarinhou o Mosteiro desde a suafundação, acabo por sua Real vontade por ficar eternamente ligado quer a Santa Cruz, quer a Cidade, facto que levava a que os Peregrinos que no Caminho para Santiago de Compostela atravessavam Coimbra, tivessem como paragem obrigatória a Igreja do Mosteiro de Santa Cruz.

Arquitectura e Arte

O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, é o mais importante monumento coimbrão, quer pelo seu valor artísticoquer pela sua história. A sua fundação foi uma das primeiras afirmações materiais de poder daquele que primeiro haveria de cingir a coroa régia nacional, Afonso Henriques.
Igreja do Mosteiro de Santa Cruz - Panteão Nacional fundado em 1131 pelos cónegos regrantes de Santo Agostinho, o Mosteiro de Santa Cruz marcou um período absolutamente fundamental na afirmação identitária de Portugal econtribuiu para a clara afirmação política de Coimbra durante a primeira Dinastia.
Santa Cruz e os seus Monges marcaram a cultura monástica em Portugal, e por essa via foram uma referência intelectual, nomeadamente no século XII. Em Santa Cruz copiaram-se e iluminaram-se obras fundamentais para a Cultura e História de Portugal. Apontemos apenas a Vita Sancti Theotonii, a Vita Tellonis e os Annales D.Afonsi Portugallensium regeis.

A Construção:
Iniciou-se a 28 de Julho de 1131, no local onde existiam os "banhos régios", então ainda fora dos muros defensivos da cidade, e a duas escassas centenas de metros da fronteira portuguesa com as terras islâmicas: o Rio Mondego. Se a fundação foi régia, não deixou de ser importante a acção junto do jovem Príncipe do Arcediago D. Telo e doMestre-Escola D. João Peculiar. Logo no ano seguinte, São Teotónio foi eleito prior da comunidade religiosa, que contava já, em 1132, com setenta e dois membros.
O projecto e direcção das obras devem ter estado a cargo do Mestre Roberto que, anos depois, edificaria também a Sé. Roberto terá planeado uma igreja de nave única, mas excepcionalmente forte, com três capelas de cada lado, igualmente abobadadas,e com os eixos perpendiculares à nave, servindo assim de gigantescos contrafortes. A cabeceira era tríplice, sendo a abside bastante maior que os absidíolos. No topo contrário ficava um nartex-torre-defensiva da largura e comprimento da nave e com dois andares.
Em épocas sucessivas, o aspecto das diversas dependências foi sendo alterado profundamente, nomeadamente na época do priorado de D.Pedro Gavião, durante o reinado de D. Manuel I. Em 1507 depois da visita deste Monarca, quando se deslocou em peregrinação a Santiago de Compostela, o templo e as dependências monásticas foram completamente transformadas; as obras só terminaram no reinado de D. João III. Durante os séculos XVII e XVIII, houve outros trabalhos, nunca parando em Santa Cruz a execução de benfeitorias

A actual...
tracking img