Movimento Negro

Páginas: 14 (3364 palabras) Publicado: 11 de junio de 2012
MOVIMENTO NEGRO


O que é o Movimento Negro?
Por meio das reflexões de Ilse Scherer-Warren, um movimento social é “um grupo mais ou menos organizado, sob uma liderança determinada ou não; possuindo programa, objetivos ou plano comum; baseando-se numa mesma doutrina, princípios valorativos ou ideologia, visando um fim específico ou uma mudança social”. 

Assim, podemos inferir que oMovimento Negro é a luta dos afrodescendentes para resolver os problemas da sociedade em que vivem – já que estão envoltos por preconceitos e discriminações raciais que os marginalizam no meio social, no mercado de trabalho, no sistema educacional e nos meios político e cultural.

Pode se dizer que o movimento se iniciou com certos grupos de trabalhadores como: portuários, ferroviários e ensacadoresformando assim uma entidade sindical.

O Movimento Negro do Brasil é dividido em três fases: 
* Primeira fase (1889-1937)- se baseasse nos métodos de luta por exemplo: a criação de agremiações negras, palestras, atos públicos e publicações de jornais.
* Segunda fase (1945-1964)- o enfoque é voltado para o teatro, a imprensa, nos eventos acadêmicos e nas ações que visam à sensibilidade daelite branca para os problemas enfrentados pelos negros no país.
* Terceira fase (1978-2000)- Nessa fase já se apodera de manifestações públicas, imprensa, formação de comitês de base e movimentos nacionais.
O Movimento Negro que teve maior expressividade foi a Frente Negra Brasileira (FNB) - fundada em 1931 por meio de uma forte organização centralizada e composta por 20 membros - além demilhares de associados e simpatizantes. A FNB, com grande representatividade política e social, passou a se constituir como um partido político. A nova fase durou pouco tempo, estendeu-se até 1937 devido à decretação do Estado Novo (Getúlio Vargas). 

Nesta mesma época, todos os partidos políticos foram declarados ilegais e os movimentos sociais negros precisaram se voltar para outras formas deresistência; assim, o que sobrou foi a resistência cultural. Como exemplo dessa reivindicação abraçada à cultura, entra em cena o Teatro Experimental do Negro (TEN), fundado por Abdias do Nascimento.

Contra o racismo

O maior desafio do Movimento Negro no Brasil é acabar com o preconceito racial. Essa luta não vem de hoje. O movimento começou a ganhar força na década de 1930, com a Frente NegraBrasileira. Em 1978, foi fundado o Movimento Negro Unificado, que deu origem a vários grupos de combate ao racismo, como associações de bairro, terreiros de candomblé, blocos carnavalescos, núcleos de pesquisas e várias organizações não governamentais. Conheça aqui algumas dessas principais entidades:

* Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra
* Fundação CulturalPalmares
* Instituto da Mulher Negra Geledés
* Instituto do Negro Padre Batista
* Projeto Geração XXI
* Casa das Áfricas
* Núcleo de Consciência Negra
Lei contra o preconceito
A Lei Afonso Arinos (1951) considerava o preconceito racial uma contravenção, e não um crime. Ou seja, ofender um negro não resultava em punição. Em 1989 foi aprovada a Lei Caó, que transformou o preconceitoem crime. Essa Lei diz que:
 Art. 5.º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida,  à liberdade,   à igualdade,   à segurança e à propriedade,  nos termos seguintes: XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão,nos termos da lei
-Hoje o Congresso Nacional está estudando uma proposta de lei apresentada pelo Movimento pelas Reparações dos Afrodescendentes (MPR), que obriga o governo brasileiro a indenizar todos os 70 milhões de afrodescendentes no Brasil de hoje pelo crime cometido pela escravidão. Cada um receberia 102 mil reais (este é o valor estimado, pois ainda não foi estipulado).

Comissões de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Movimentos
  • moviment rectilini
  • Movimento lineal
  • movimentos literarios
  • Moviment Obrer
  • equacions de moviment
  • El moviment punk
  • diferentes movimentos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS