Music

Páginas: 17 (4201 palabras) Publicado: 12 de septiembre de 2012
2010

Teoria Musical Aplicada à Banda de Música
& Grupos Vocais e Instrumentais

Ezidemar Siemiatkouski

1

Teoria Musical Aplicada à Banda de Música

2010

Encomendas de Serviços Musicais: Contatos
Ezidemar Siemiatkouski Tel: (41) 9169-9641 www.ezdmusical.premium.ws ezidemar@gmail.com

Copyright © 2010 - Ezidemar Siemiatkouski

2

Teoria Musical Aplicada à Banda de Música2010

AS DEFINIÇÕES DE MÚSICA
Música
É a arte de combinar diversos sons (e o silêncio) uns após os outros ou ao mesmo tempo. Além de Tudo Música é uma Linguagem, um idioma musical que todo músico deveria compreender. A Música se divide em: y Melodia Os sons são ouvidos uns após os outros formando um sentido musical. Muitas vezes é adicionado à melodia um poema (letra). y Harmonia Vários sonssão ouvidos ao mesmo tempo obedecendo certas ´Regras Musicaisµ. y Contraponto Diversas melodias são ouvidas todas ao mesmo tempo dando a ideia de movimento de vozes. y Ritmo Movimento dos sons obedecendo uma certa ordem de tempo e duração. Às vezes mais rápido, às vezes mais lento. y Timbre São as diferentes ´coresµ dos sons de cada instrumentos (flauta, trombone, saxofone) ou vozes (femininas,masculinas) e que ao ouvir esses sons, sozinhos ou juntos, sabe-se distingui-los uns dos outros.

NOTAÇÃO MUSICAL
Pauta ou Pentagrama
É o conjunto de cinco linhas e quatro espaços onde são escritas as notas musicais (do, re, mi, fa,sol, la, si) e todos os simbolos e sinais de uma partitura.

3

Teoria Musical Aplicada à Banda de Música

2010

Abaixo e acima da Pauta também se encontramlinhas e espaços invisíveis que são conhecidos como: Linhas e Espaços Suplementares Superiores e Inferiores.

Linhas e Espaços Suplementares Superiores

Linhas e Espaços Suplementares Inferiores

CLAVES
Para que as notas tenham nomes (do, re, mi, fa,sol, la, si) e sua altura definida na escala, coloca-se no inicio da pauta um sinal conhecido como CLAVE. Há três sinais de clave: Clave deSol



Clave de Fa

!Clave de Dó$ :

A clave de

Observe que os 2 pontinhos (:) colocados ao lado da clave de Fa e de Do, servem para indicar a linha em que Sol é escrita na segunda linha. se acha assinada a clave.

A clave de Fa pode ser escrita na terceira ou quarta linha. A clave de Do pode ser escrita na primeira, segunda ou terceira linha. Correspondência Uníssona (mesmo som)nas Claves.

4

Teoria Musical Aplicada à Banda de Música

2010

A clave de Sol é usada para os instrumentos solistas e mais agudos, nos sons intermediários usamos a clave de Dó e nos sons médios para grave usamos a clave de Fá. As claves mais usadas são:
y y y

A clave de Sol A clave de Fá na quarta linha A clave de Dó na terceira linha (que é própria para a Viola Clássica)DEFININDO O NOME DAS NOTAS NAS DIVERSAS CLAVES

5

Teoria Musical Aplicada à Banda de Música

2010

Clave de Sol Escrita na segunda linha. Dessa forma a nota que se encontrar escrita nessa linha terá o nome da clave: SOL. A partir dai sabemos no nome das demais notas no pentagrama.



Clave de Fa Escrita na terceira e na quarta linha. Dessa forma a nota que estiver escrita nessa linhaterá o nome da clave: FA.

!

6

Teoria Musical Aplicada à Banda de Música

2010

A partir dai sabemos no nome das demais notas no pentagrama. Vejamos o exemplo mais comum que é a clave na quarta linha.

Clave de Dó A clave de Dó pode ser escrita na primeira, segunda, terceira ou quarta linha. Veremos a seguir o caso mais usado que é na terceira linha. Portando a nota DÓ estaráescrita na terceira linha.

$ :

7

Teoria Musical Aplicada à Banda de Música

2010

Clave de Percussão
A clave de Percussão é usada para instrumentos de percussão de notas não definidas (do, re, mi, etc).

8

Teoria Musical Aplicada à Banda de Música

2010

Ela é escrita como todas as outras no início da pauta. Geralmente a pauta de uma partitura de instrumento de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Musica musica
  • Musica
  • Musica
  • La musica
  • Musica
  • Musica
  • Musica
  • Musica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS