Nacionalismo Brasileiro

Páginas: 4 (971 palabras) Publicado: 25 de octubre de 2012
http://www.slideshare.net/liea/ideiais-nacionalistas
http://www.slideshare.net/wladmircoelho/o-nacionalismo-no-brasil-331215
NACIONALISMO[1]
 
         O nacionalismo pode ser considerado comodoutrina ou filosofia política que prega valores tais como: bem estar social, e que o individuo deve guardar lealdade e devoção à nação. Assim, o Estado nacional é entendido como um conjunto de pessoasunidas num mesmo território por interesses comuns. Portanto, o nacionalismo pode ser entendido como um movimento político social que visa uma organização social que se fundamenta na coesão social, aidentidade coletiva e a cultura das nações (Encina, 2004).
         Os conceitos de nação e nacionalismo são fenômenos construídos dentro da sociedade e são condições necessárias para advento dasideais nacionalistas a presencia da prensa e o desenvolvimento do capitalismo (Anderson 1989).
          Historicamente a origem da concepção de nacionalismo pode situar-se na Revolução Francesa, quandoa burguesia declarou que o poder político emanava do povo e da nação, contrariando à nobreza e ao clero que defendiam o poder divino, também proclamava a lealdade à pátria, substituindo a figura dorei. Durante o século XVIII e o XIX, com o desenvolvimento da Revolução Industrial, as idéias nacionalistas se propagam, coincidindo com o desenvolvimento da economia nacional, a ascensão da classemédia, as demandas populares de um governo representativo e o desejo imperialista. 
          O Estado Nação surgiu na Europa a partir do tratado de Westfalia (1648), assinado após a guerra dos 30 anos,este documento estabeleceu alguns princípios internacionais como: o reconhecimento da soberania nacional; o Estado foi declarado como a máxima autoridade em direito nacional e internacional, deixandode lado o poder do papado ou do rei. Também definiu que todos os estados têm o mesmo valor e direitos. Entretanto as idéias nacionalistas tiveram até o século XIX um caráter elitista, momento em que...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Economía brasileira
  • Cozinha brasileira
  • brasileiro
  • Esterase De Euglossinae Brasileiras
  • Brasileiros, quem somos?
  • Geografia Brasileira Resumo
  • TEMPERAMENTO DEL FILA BRASILEIRO
  • História Seleção Brasileira De Futebol

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS