Nadie

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (261 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 28 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Professor: Gelson Leonardo Rech
Aluno: Pietro Carlucci de Campos
Disciplina: Epistemologia
1) Pode-se dizerque o objetivo da ciência é a busca da verdade, da objetividade e que isto não tem nada a ver com a ética e com valores morais. Isso está corretoafirmar? Explique com suas palavras. (0,5)
Sim, a ciência possui um valor intelectual e não moral, possuindo assim a função de descobrir a verdade e nãofazer o bem. Porém não podemos pensar que a ética e a moral não estão implícitas no fazer da ciência. Por mais que pareça que a ciência não possuibarreiras, a moral está muito presente, desde o momento em que o tema é escolhido, também implica na moral do cientista por tratar-se de uma ação humana livre.O cientista precisa de uma consciência da sua responsabilidade social. A busca pela verdade deve buscar estar sempre submetida a limites éticos, paraque assim não se faça ciência e nem pesquisas de caráter moral duvidoso. Porém as ações do mesmo podem ser avaliadas, no ponto de vista ético, somentequando suas atividades implicam na relação com mais pessoas.
2) Posicione-se e argumente: Tudo o que é cientificamente e tecnicamente viável éeticamente viável. (0,5)
Não, como comentado antes a ciência e logo a técnica não possuem um caráter moral em seu geral. Sendo assim, podem ocorrer casos decientificamente e tecnicamente um certo estudo, uma pesquisa ou uma experiência seja viável, porém podendo implicar na ética da ciência e da humanidade.
tracking img