Neurologia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 36 (8839 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 18 de marzo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
1 INTRODUÇÃO

Genética, neurônios e o comportamento humano passam por estudos que priorizam A Genética, Psiquiatria , Psicologia nas questões sobre agressividade, distúrbios mentais, psicoses, neuroses, desvios de personalidade, esquizofrenias, Alzheimer , irritabilidade exagerada na TPM e depressão .
No material genético (DNA) necessário para a produção de proteínas e esta para odesenvolvimento do organismo, seja este físico, mental, ou metabólico, são as proteínas, as responsáveis por todo funcionamento da pessoa.
Há proteínas presentes no citoplasma de neurônios, é de primordial importância para a conexão sináptica.
Assim a química cerebral interfere no comportamento humano, podendo ser transmitido de geração a geração e manifestar-se de acordo com a expressão gênica .Baseado em estudos e análises principalmente usando da biologia molecular ,verifica-se que as causas dos diversos comportamentos , distúrbios e anomalias mentais, estão intimamente ligadas à presença ou deficiência de certas proteínas, bem como influências ambientais e nutricionais, que conseqüentemente interferem no metabolismo químico das células nervosas, levando a uma desestruturação erearranjo na moléculas de proteínas e dessas aos genes , podendo inclusive desenvolver uma forma tóxica da função protéica no organismo pela presença ou não do gene a ser expresso.

2 - HERANÇA GENÉTICA E COMPORTAMENTO HUMANO

A tendência à que os fatores hereditários que participam na expressão do comportamento humano tais como agressividade, inteligência, alcoolismo e distúrbios mentais podemmelhor ser discutidos observando os estudos de Genética do Comportamento Humano, Genética da Inteligência e Genética dos Distúrbios Mentais . (KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H. & JESSELL, T. M.,2001)
Os genes associados à características comportamentais, leva a intrigar-nos, e a descobrir quais seriam esses componente genéticos herdados do comportamento humano . (KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H. &JESSELL, T. M.,2001)
David S. Holmes, Ph. D em Psicologia clínica, credita que os distúrbios complexos do comportamento humano, como a esquizofrenia e a doença afetiva bipolar, sejam poligênicos ( vários genes regulando sua expressão).
Os genes organizam o comportamento e é geneticamente determinado na diferenciação sexual do sistema nervoso ( Sistema nervoso apresenta diferenças dependendo dosexo do indivíduo)– Há um número maior de neurônios no homem que na mulher, porém menos comunicação entre esses neurônios dependendo também do sexo; se tratando do homem, um maior número, já nas mulheres um menor número de neurônios. No homem porém há menos conexões entre eles . Também observa-se essa diferença entre os Hemisférios direito e esquerdo do cérebro... Nos homens há uma maiorpredominância no hemisfério direito daí ser mais racionais, menos emotivos. Já nas Mulheres há maior predominância no hemisfério esquerdo, daí ser mais emotivas. (KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H. & JESSELL, T. M.,2001)
. Os ritmos biológicos são governados por oscilações da expressão dos genes, assim quando analisamos vários aspectos do comportamento humano devemos considerar a existência de umconjunto de genes atuando de forma aditiva (poligenes) que predispõem um indivíduo a ter determinado padrão comportamental, não podemos esquecer o papel fundamental do ambiente, cujos fatores vão interagir na expressão da característica comportamental (multifatorial). (KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H. & JESSELL, T. M.,2001)
Embora as expressões faciais variem de uma cultura a Outra, notam-se fortessemelhanças, nos mais diversos povos do mundo, nas expressões de medo, ódio, raiva, surpresa e felicidade. Assim sua transmissão não é puramente cultural. (KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H. & JESSELL, T. M.,2001)
As fobias são provocadas mais facilmente por circunstâncias que evocam os perigos do ambiente humano primitivo: espaços fechados, altura, trovões, correnteza, cobras e aranhas. Raramente elas...
tracking img