Nuances da didática

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1279 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 1 de octubre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO / UPE
Curso: Especialização em Língua Portuguesa
Disciplina: Didática
Professora: Fernanda Griz
Aluna: Andréa Lígia Vasconcelos

NUANCES DA DIDÁTICA

Arcoverde, junho de 2006

NUANCES DA DIDÁTICA

Procurando compreender o papel de Didática na formação do professor e tentando identificar o significado de inovação, baseado em estudo feito por Veigaet al (2005), será apresentado, mesmo que sucintamente, pontos de vista de cada inovação, quais sejam: a inovação técnica e a inovação edificante da Didática.
A inovação técnica é reguladora e normativa da ciência conservadora, pois visa a ordem e a quantificação dos fenômenos ligados a um processo de mudança fragmentado, limitado e autoritário. Dificulta, portanto a solidariedade e a prática,distanciando assim, os atores da educação do seu papel protagonista e a relação entre o ser, o saber e o agir, deixando de fora quem inova.
O processo da inovação técnica é de fora para dentro, instituído. É ritualizado e padronizado o processo de investigação. Tendo como finalidade o progresso, e em nome desse progresso impõe a idéia de eficácia, normas e prescrições. Ela é moldada peloconhecimento cientifico, deixando, portanto de lado o ensino como prática social.
Por outro lado a didática edificante procura maior comunicação e diálogo com os saberes locais e com os diferentes atores e se realiza em um contexto que é histórico e social, porque humano (VEIGA, 2006). Há convergência de pensamento quando Paulo Freire nos diz

Por isso mesmo pensar certo coloca aoprofessor ou, mais amplamente à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares chegam a ela – saberes socialmente construídos na prática comunitária – mas também, como há mais de trinta anos venho sugerindo, discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos. Porque não aproveitar a experiênciaque têm os alunos de viver em áreas da cidade descuidada pelo poder público para discutir, por exemplo, a poluição dos riachos e dos córregos e os baixos níveis de bem-estar das populações, os lixões e os riscos que oferecem à saúde das gentes. (2000, p.33)

O bom professor não é apenas o que informa conteúdos, mas especialista em aprendizagens que conhece os meios para propiciá-la,adaptando-os à sua disciplina, ao nível etário de seus alunos e às condições ambientais que dispõe (ANTUNES, 2002, p.37).
A Didática para inovação edificante traz no seu bojo a intersecção entre o saber local e o universal. Tem uma visão contextualizada e multidimensional. Se preocupa com o papel da Didática na formação do professor que se torna um mediador da aprendizagem do educando. Tem uma metodologiaparticipativa sem desprezar a tecnologia da informação e comunicação.
A Didática como inovação edificante constrói processos didáticos na perspectiva da investigação-ação, isto é, a prática e na prática, considerando a prática fortemente marcada pelo modo como os atores a percebem e a constroem. É um saber prático contextualizado, de dentro para fora. Nesse sentido a atitude edificante firma seualicerce epistemológico no conhecimento voltado para a emancipação, a solidariedade e singularidade.
O que vimos foram dois pontos de vista diferentes sobre a inovação e duas propostas didáticas oferecidas como formação de professores, cabendo ser interpretadas por cada um, como maneiras diferentes de compreender os fundamentos que repousam as inovações da formação docente.

OBSERVAÇÃO EMSALA DE AULA

Ao assistir uma aula de Português numa Escola Estadual no município de Monteiro – PB, turma da 5ª série do Ensino Fundamental, foi constatado que a didática tradicional ainda é o ponto forte a referida instituição. Eis o que foi visto:
Uma sala da aula com superlotação, para ser preciso 57 alunos. As carteiras distribuídas de modo conservador, isto é, dispostas uma atrás da...
tracking img