Ooii

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 12 (2751 palabras )
  • Descarga(s) : 4
  • Publicado : 10 de marzo de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM –
“A QUINTA DISCIPLINA”

Petter M. Senge

1. O que são “Organizações de Aprendizagem?”

São Organizações onde as pessoas expandem continuamente a sua capacidade de criar resultados que desejam, onde surgem novos e elevados padrões de raciocínio, onde a aspiração coletiva é libertada e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender em grupo.

2. Porqueusar o termo “disciplina”?

Se a organização de aprendizagem fosse uma inovação no campo da engenharia (p.ex. o avião) os componentes seriam chamados de tecnologias. Como estamos falando de uma inovação no campo do comportamento humano, seus componentes devem ser vistos como disciplinas. Entende-se por disciplina um conjunto de teorias e técnicas que devem ser estudadas e dominadas paraserem postas em prática.

3. Quais são as disciplinas da “Organização de Aprendizagem”?

1. Domínio pessoal
2. Modelos mentais
3. Objetivo comum
4. Aprendizagem em grupo
5. Raciocínio sistêmico

4. O que é a disciplina “domínio pessoal”?

É a disciplina através da qual aprendemos a esclarecer nosso objetivo pessoal e que nos leva a concentrar nossas energias nas coisas que realmentesão importantes para nós.

Quando se pergunta aos adultos o que querem da vida, a maioria fala do que gostaria de se livrar (queria ficar livre dos problemas de coluna, p.ex.). Em geral, despendemos tanto tempo lidando com os problemas que encontramos ao longo do caminho, que acabamos por esquecer por que estamos naquele caminho e o resultado é que ficamos apenas com uma visão obscura doque é realmente importante para nós.

Precisamos portanto:
• Definir, com clareza, quais as nossas aspirações;

• Enxergar com clareza onde estamos (a realidade do momento);

• Fazer a justaposição do nosso objetivo com uma imagem clara da realidade atual (onde estamos em relação ao que desejamos). Isto irá gerar uma “tensão criativa”, uma força para unir esses dois elementos,resultado da tendência natural que a tensão tem de buscar a solução.

• Vencer as forças do “conflito estrutural”. Em geral, somos dominados pela idéia de que não somos capazes de realizar nossos desejos. Esta crença é um subproduto de nosso crescimento. Quando crianças nós aprendemos quais são as nossas limitações essenciais à nossa sobrevivência e, na maioria das vezes, esseaprendizado é generalizado, ou seja, ouvimos constantemente que não podemos alcançar ou fazer determinadas coisas e acabamos nos convencendo de que não temos a capacidade de possuirmos o que queremos. Por outro lado, acreditamos que não merecemos o que queremos. É como se estivéssemos amarrados a um elástico, como uma “tensão criativa” puxando-nos para nosso objetivo e ouro puxando-nos para trás,através da idéia de que não podemos ou não merecemos.

Como lidar com o conflito estrutural?

Buscar a verdade, ou seja, eliminar mecanismo de defesa pelos quais nos limitamos ou nos enganamos. Isto significa expandir nosso consciente e aprofundar nosso conhecimento sobre nós mesmos. E parar de culpar as pessoas pelos nossos problemas ou de buscar causas externas. Podemos tambémmelhorar a comunicação de nosso subconsciente com o consciente. A meditação é uma forma de fazer isto. Outra técnica é pegar um objetivo e imaginar que ele foi realizado. Em seguida perguntar-se a si mesmo: “se eu tivesse realmente conseguido isso, o que me traria de bom? Em geral descobrimos que a resposta nos releva nossos desejos mais profundos que estão atrás do objetivo.

5. O que são“modelos mentais”?

São idéias arraigadas, generalizadas ou imagens que influenciam o nosso modo de ver o mundo. Se vemos alguém bem vestido, podemos achar que ele é uma pessoa de fino trato, se vemos alguém exótico, podemos pensar que ele não liga para a opinião dos outros.

Trabalhar os modelos mentais significa virar o espelho para dentro, desenterrando as imagens que temos do mundo e...
tracking img